Madeira

Associação Move apresenta projecto criativo 'Flowers Of War'

A inauguração será, no próximo dia 28 de Abril, às 16 horas, no cruzamento da Praceta Padre Gabriel Olávo Garcês, em Santa Cruz

None

A associação Move – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira apresenta o projecto criativo 'Flowers Of War', com inauguração, no próximo dia 28 de Abril, às 16 horas, no cruzamento da Praceta Padre Gabriel Olávo Garcês, em Santa Cruz.

Com produção da MOVE e direcção criativa de Filipa Jasmins Freitas, este projecto foi  idealizado através de um desafio criativo proposto pelo Município de Santa Cruz e o seu  departamento de cultura, para ser mostrado ao público, durante as festividades da  semana Santa Cruz Em Flor.

'Flowers Of War' tem como principal objectivo "permitir a reflexão e o despertar de um  pensamento mais crítico das acções humanas. Esta é uma forma de fazer lembrar todos  os que sofrem com as guerras, passadas e presentes, e como as suas vidas se  transformaram apanhadas pelas vontades e caprichossem sentido. Não podemos deixar  que o sentimento de indiferença de uma guerra distante, se instale, que se torne uma banalização do sentido da vida, e que se deixe de ter compaixão pelo próximo, mesmo  que estejamos a milhares de quilómetros de distância", explica uma nota de imprensa. 

A mesma nota refere que a directora criativa, Filipa Jasmins Freitas, se inspita na antologia 'Quando a primavera  chegar – 10 poemas de guerra', com cunho da Casa Fernando Pessoa, que publica poesia  ucraniana durante a guerra, traduzida por poetas portugueses e que se pensa na Primavera e na guerra para criar vários contos.

Acrescenta que "outra inspiração para a forma da instalação é a simbologia presente na utilização de fitas de cores distintas".

"As Fitas da Consciência ou Laço Solidário, são símbolos  destinados a mostrar apoio ou aumentar a consciência por uma causa. Cores e padrões  diferentes estão associados a diferentes problemas. Em 'Flowers of War', as cores isoladas têm significados e leituras simbólicas diferentes, e no conjunto as mais visíveis são as cores da bandeira da Região Autónoma da Madeira, o azul e o amarelo, associando outras de conotação simbólica e de uso político, que inclui fitas laranja  usadas na Revolução Laranja, na Ucrânia, e asfitas amarelas que nos Estados Unidossão para mostrar que um familiar próximo está no exterior no serviço militar", sustenta. 

Em termos formais esta é uma estrutura com altura de 4m, estando as fitas a 2,50m de  altura, com um formato circular de uma flor, com corpo central e pétalas à volta (vista  do chão, olhando para cima).

“Pretendo que 'Flowers of War' seja o despertar de emoções, através de uma  estrutura contruída no espaço público, com movimento de pessoas e que elas possam  participar, observar, refletir e interagir com a instalação, colocando-se por debaixo da  estrutura, olhando para cima, para o céu, e vendo todo o movimento nas fitas,  proporcionado pela ação do vento, ora mais suave ora mais forte, criando a ilusão de  estarmos entre o terrestre e o divino", explica Filipa Jasmins Freitas.