Madeira

Formação de dirigentes de IPSS chega a mais de 50 entidades

O sucesso da primeira edição ditou esta nova formação

None

Começou esta segunda-feira, 17 de Abril, a segunda edição da formação ‘Gestão e Organização para Dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social’, no Colégio dos Jesuítas, organizada em parceria com a entidade formadora ‘ENTRAJUDA – Apoio a Instituições de Solidariedade Social’. Esta é uma formação que chegará a mais de 50 entidades, explicou a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

Nesta edição, que contará com a participação de entidades de toda a Região, a formação foi dividida por duas turmas e terminará a 5 de Junho.

Rita Andrade referiu que é um programa colocado no terreno a nível nacional e que foi feita uma adaptação para a Região.

É um curso compacto com professores de renome que vêm ministrar uma formação muito específica, muito dirigida para as IPSS desta área e há aqui um factor muito interessante: vamos ficar com cerca de 70% de instituições a frequentar o curso. Significa isto que, por um lado em termos de 'networking', trabalho em rede que elas vão fazer, as parcerias que saem daqui podem desenvolver um conjunto de actividades que provavelmente sozinhas não aconteceria. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania.

“Gestão de dinheiros públicos, marketing social, questões de liderança” são alguns dos pontos desta formação, explicou a secretária regional.

A formação vai permitir preparar as instituições para estes temas. “Ficamos aqui com um leque de instituições com uma preparação e com uma massa crítica”, disse Rita Andrade, acrescentando que estas não são áreas tradicionais na área social, mas que “complementam e muito toda a actividade e a área social que cada um desempenha no seu dia-a-dia”.