Madeira

1,3 milhões para estudar impacto dos microplásticos nas praias da Madeira

Os resultados preliminares do Projecto IMPLAMAC, financiado pelo FEDER, ao abrigo do Interreg-MAC, foram apresentados esta quinta-feira

Sessão decorreu, esta manhã, no Colégio dos Jesuítas, com a presença do secretário Teófilo Cunha, da directora regional do Mar, Mafalda Freitas e dos investigadores João Canning Clode (MARE-ARDITI) e Javier Hernández Borges (Universidade de La Laguna)
Sessão decorreu, esta manhã, no Colégio dos Jesuítas, com a presença do secretário Teófilo Cunha, da directora regional do Mar, Mafalda Freitas e dos investigadores João Canning Clode (MARE-ARDITI) e Javier Hernández Borges (Universidade de La Laguna), Foto EF

Os resultados preliminares do Projecto IMPLAMAC – que visa criar um observatório que gere dados quantitativos e qualitativos sobre o impacto dos microplásticos nas praias do arquipélago da Madeira (a par dos Açores, Canárias e Cabo Verde) – foram apresentados, hoje, no Colégio dos Jesuítas no Funchal.

Conforme avançou o DIÁRIO, esta manhã, foram encontrados microplásticos nas sete praias da Madeira que integram este projecto, orçado em 1,340 milhões de euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ao abrigo do Programa Interreg-MAC.

Microplásticos encontrados em sete praias da Madeira

Praias do Seixal e da Maiata, na Madeira, e das Docas, no Porto Santo, são aquelas onde tem sido identificada uma maior concentração destes resíduos

“É bom saber realmente onde é que eles [microplásticos] estão e como é que podem ser detectados”, frisou o secretário regional do Mar e Pescas que participou na sessão.

“Os técnicos dizem que eles estão presentes praticamente no meio ambiente todo (…) sabemos que existem na água, nas nossas praias, no ar, sabemos que já entrou nas espécies animais, quer em terra, quer em mar, e muito provavelmente na cadeia alimentar. Agora é preciso quantificar”, insistiu Teófilo Cunha, alertando para a importância de “evitar a sua produção ou reduzir a sua contaminação, para preservarmos o nosso meio ambiente”.

Se a utilização dos plásticos continuar a este ritmo, esta questão dos microplásticos veio para ficar Teófilo Cunha

O Projecto IMPLAMAC tem feito um levantamento nas areias e águas de 46 praias da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde e já inclui, até ao momento mais de 400 amostragens e quase 4 mil amostras analisadas.

No âmbito do mesmo projecto, tem sido, também, avaliada a incidência de microplásticos em alguns tipos de peixes e o seu efeito nas cadeias alimentares e nos ecossistemas, tendo sido analisados, até o momento, 800 espécimes.

Nesta sessão de apresentação participaram ainda a directora regional do Mar, Mafalda Freitas, os investigadores João Canning Clode (MARE-ARDITI), Javier Hernández Borges (Universidade de La Laguna) e Soledad Alvarez, investigadora do MARE-Madeira e responsável, neste projecto, pela recolha de tratamento das amostras de microplásticos na Região.