5 Sentidos

Abertas as inscrições para o concurso 'Madeira Curtas'

None

Estão abertas as inscrições para o concurso 'Madeira Curtas', uma iniciativa organizada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo operacionalizado pela Direção Regional de Educação, através do Programa EDUCAmedia, da Divisão de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem.

O tema da 12.ª edição será 'O Planeta que nos Alimenta', que poderá ser interpretado de forma livre pelos participantes. A participação no concurso está aberta a qualquer individuo, aluno, turma ou escola e efectua-se através de um formulário de inscrição disponível no endereço  https://bit.ly/ins_MC até ao dia 3 de Abril de 2023 e pelo envio de uma curta-metragem com a duração máxima de 3 minutos, até ao dia 30 de Abril.

As diversas informações respeitantes ao concurso poderão ser consultadas na página online do programa EDUCAmedia em https://teducativas.madeira.gov.pt/educamedia, na Plataforma 'Filmfreeway' ou na página do concurso no Facebook, Twitter e Telegram.

O visionamento das curtas finalistas, bem como a cerimónia de entrega dos troféus e prémios associados, decorrerão no prestigioso Festival Audiovisual e Cinema Escolar – FACE, a realizar durante o mês de Junho de 2023, num formato ainda a ser definido pela organização.

Este converso reconhece e premeia trabalhos realizados na área do vídeo de curta duração, posicionando-se assim como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase na comunidade escolar, mas cuja participação estende-se a qualquer pessoa, independentemente da sua profissão, experiência, nacionalidade e local de residência.

Nesta edição o 'Madeira Curtas' continuará a sua aposta a nível internacional bem como incentivará a produção de trabalhos na área do vídeo de curta duração de origem nacional, com especial ênfase no meio escolar regional. Este concurso, mantém assim duas vertentes distintas do concurso: uma destinada à participação internacional e outra destinada à vertente nacional.

Em cada vertente, existem 7 categorias a concurso, nomeadamente, melhor imagem, melhor som, melhor representação, melhor guarda-roupa e adereços, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem escolar e melhor curta-metragem. O troféu 'Escolha do Público' será atribuído à curta finalista de origem nacional com maior número de votos atribuídos através de uma votação online.