Madeira

Lesados Banif apelam a Miguel Albuquerque para influenciar António Costa

None

A Associação dos Lesados do Banif (ALBOA) apela ao presidente do Governo Regional da Madeira para que exerça a sua influência junto do Primeiro-Ministro, António Costa, "no sentido deste acelerar o processo em curso e resolver urgentemente o problema, de forma a assim minorar o sofrimento de milhares de pessoas, sofrimento este que se arrasta há já mais de sete anos".

A referida associação congratula-se com as recentes palavras de Miguel Albuquerque, no sentido de se encontrar rapidamente uma solução para os lesados do Banif, com o governante a lamentar que "nenhum lesado Banif vá recuperar os créditos no âmbito do processo de insolvência do banco", conforme recorda a ALBOA.

"A esperança - prosseguiu - é que seja criado 

os Lesados do Banif lembram que Albuquerque referiu-se à criação de "um mecanismo, na linha do que aconteceu com a resolução do BES, que permita aos credores recuperarem parte do dinheiro".

Este mecanismo, referido por Miguel Albuquerque, passa pela constituição de um Fundo de Recuperação de Créditos no âmbito da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Imobiliários), instrumento que, à semelhança do Caso BES, permitirá libertar fundos destinados a ressarcir em parte as perdas dos lesados do Banif. ALBOA

Um dos desejos da ALBOA é que o Primeiro-Ministro efetue publicamente a assinatura de um protocolo de compromisso, à semelhança do que aconteceu também precisamente com o Caso BES.

Os lesados do Banif espalham-se quase exclusivamente pela Madeira (ex-sede do Banif), Açores, continente e comunidades emigrantes da África do Sul, Venezuela e Costa Leste dos EUA.