Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Como contribuir para a sustentabilidade ambiental?

A marca Biosoluções® simboliza a inovação e o empenho do Grupo Extermínio em proteger a natureza.

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A era em que vivemos exige-nos uma consciência ambiental presente de modo a preservarmos o ambiente e assegurarmos a sua prosperidade para os nossos filhos e para a sua geração.

Se todos fizermos a nossa parte, a preservação da Natureza é possível. Contudo, é necessário fazê-la conscientemente e não apenas com base no que se ouve.

Se por um lado todos queremos e devemos fazer a nossa parte em relação ao meio ambiente, por outro lado também queremos manter os padrões de higiene nas nossas casas. E por vezes isso é contraditório. Mas podemos trabalhar para reduzir esse impacto.

Actualmente somos bombardeados com termos como “verde”, “biodegradável”, “natural”, “amigo do ambiente”, “orgânico”, etc., muitas vezes associados a produtos de limpeza e, por magia, associamos logo a produtos não tóxicos ou não carcinogénicos.
A realidade é diferente. Muitas vezes estas palavras são apenas chavões de marketing que nada refletem o impacto que estes produtos têm no meio ambiente.
Não existe legislação suficiente que obrigue as marcas a utilizar correctamente estes termos. Assim sendo, cabe a cada um de nós avaliar o que nos rodeia com espírito crítico que pode ser adquirido com alguma curiosidade e procurando fontes científicas e fidedignas.

Desconfie da publicidade sem comprovação

Muitas vezes, o grande impacto ambiental não advém da utilização dos produtos, mas da sua produção. Ao associar a palavra “natural” ou “bio” ao produto, em nada diminui o seu perigo.
Por vezes apenas um ou dois ingredientes são efectivamente naturais. Ao adquirir produtos com estes rótulos e denominações, é necessário avaliar com seriedade o seu significado, pois não é por ser natural que instantaneamente é menos prejudicial.
Ora vejamos o caso do petróleo: é natural. Os mecanismos para a sua extração e refinação é que o tornam extremamente poluente e prejudicial.

Outro aspecto a ter em conta é a “biodegradabilidade”. Ingredientes biodegradáveis são ingredientes que serão decompostos por bactérias e fungos e pelas suas enzimas quando colocados em circulação no ambiente, reduzindo assim o seu impacto.
De um modo literal, quase todos os produtos acabarão por se degradar. A questão está em “a que velocidade”?
Até o plástico acabará por se degradar. A questão é que este processo poderá levar até 200 anos! Procure produtos que tenham uma biodegradabilidade mais rápida. Assim, estará efectivamente a contribuir para o meio ambiente.

E as embalagens?

Não são só os produtos de limpeza que constituem uma ameaça ao meio ambiente. Existe também a questão do seu embalamento.
Por questões de conforto, compramos os nossos produtos em embalagens pequenas e prontas a usar. Que cómodo é chegar, agarrar na embalagem e começar a limpar sem termos que nos preocupar com diluições.
E quando acabamos, passamos a embalagem por água e colocamos no recipiente para reciclagem, achando que a nossa parte está feita.
E se pudéssemos efectivamente reduzir a quantidade de plástico em circulação?
Opte por comprar embalagens de maior capacidade e o mais concentrado possível.
Ao fazê-lo, está a reduzir a quantidade de plástico que consome, bem como a diminuir os impactos de produção desse artigo, desde o produto à sua embalagem, rótulo e até mesmo no seu transporte até à prateleira ou até à sua casa!

É verdade que podem não existir opções viáveis no mercado que satisfaçam a todos os parâmetros relativos ao meio ambiente, à higienização com os padrões pretendidos e ao preço. Mas qualquer pouco que se faça, já é uma ajuda.

Deste modo, sugerimos os seguintes conselhos práticos a ter em atenção quando for adquirir os seus produtos de limpeza:

1. Evite o uso excessivo de desinfectantes, especialmente lixívias – estas desinfectam, mas não limpam e podem ser prejudiciais ao ambiente e à sua saúde;
2. Prefira produtos que não contenham substâncias nocivas e/ou tóxicas, tal como o amoníaco presente na maioria dos produtos limpa-vidros e outros;
3. Questione se o que está a comprar realmente é o publicitado ou se está a comprar gato por lebre;
4. Leia os rótulos! No rótulo encontra as indicações de como utilizar o produto correctamente, bem como as doses recomendadas – mais, nem sempre é melhor;
5. Opte por produtos concentrados e faça você mesmo a diluição. Acabará por poupar dinheiro e o ambiente.

O futuro do planeta está nas nossas mãos! 

A nossa empresa Seta Verde - Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.
Optimizar a limpeza é ser sustentável!

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Boas Limpezas!