A Guerra Mundo

Estados Unidos voltam a pedir aos norte-americanos que deixem a Rússia "imediatamente"

Foto Zubkov Igor/Shutterstock.com
Foto Zubkov Igor/Shutterstock.com

Os Estados Unidos voltaram a pedir aos seus cidadãos que deixem a Rússia "imediatamente" devido ao risco de serem detidos, segundo um comunicado hoje publicado no portal oficial da embaixada norte-americana em Moscovo.

"Cidadãos norte-americanos que residem ou que viajaram para a Rússia devem sair imediatamente. Sejam mais cautelosos devido ao risco de detenção indevida", refere o alerta emitido pela missão diplomática dos Estados Unidos na Rússia.

A declaração aconselha os norte-americanos a não viajarem para a Rússia "devido às consequências imprevisíveis da invasão em larga escala não provocada da Ucrânia pelas forças militares russas".

Além disso, a missão diplomática alertou que os cidadãos norte-americanos na Rússia podem ser detidos indevidamente e que as autoridades dos Estados Unidos têm "capacidade limitada" de lhes prestar assistência.

É a segunda vez em quase cinco meses que a embaixada dos Estados Unidos pede aos seus cidadãos para que deixem a Rússia.

Em 28 de setembro, uma semana após a mobilização parcial de tropas ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, a embaixada dos Estados Unidos alertou que a Rússia poderia recusar reconhecer a cidadania norte-americana a pessoas com dupla nacionalidade, negando-lhes acesso à assistência consular e convocá-los para a guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro do ano passado.