5 Sentidos

“É importante termos abertura para sermos questionados”

O conselho é da jovem cientista Sofia Vasconcelos, penúltima oradora do TEDxYouth@Funchal

Sofia Vasconcelos, cientista 
Sofia Vasconcelos, cientista , Foto Hélder Santos / ASPRESS

Sofia Vasconcelos tem 23 anos e é cientista. Desde nova que se fascina pelo mundo ao seu redor, particularmente por temáticas políticas e sociais. Este interesse em perceber o contexto global em que está inserida levou-a a completar o ensino secundário na China, ao abrigo de uma bolsa atribuída pela organização United World Colleges. No entanto, é à ciência que se dedica por acreditar que é através dela que muitos dos problemas que a humanidade enfrenta poderão ser resolvidos. Interessa-lhe particularmente a área da investigação da genética do cancro, e por isso completou uma licenciatura em Ciências Biomédicas na Queen Mary University of London. Obteve o Mestrado em Medicina Genética na Imperial College London, durante o qual desenvolveu a tese no Institute of Cancer Research. Actualmente integra um grupo de investigação na Universidade de Oxford, focado em desvendar o poder da genética para diagnosticar e tratar os raros e agressivos cancros conhecidos como sarcomas.

“É importante termos abertura para sermos questionados” afirmou a jovem cientista, que deixou conselhos, especialmente dirigidos aos muitos jovens que assistem ao TEDxYouth@Funchal, conferência a decorrer na discoteca Vespas, sob o tema 'Voa Miúdo!’.

Alertou a plateia que “aquilo que pensamos, dizemos e fazemos tem impacto nas outras pessoas” para lembrar que “é sempre essencial tentarmos ver pelo outro lado da ‘moeda’”.

‘Pensar de forma global, agir de forma local’ foi a tónica da intervenção, deixando o alerta que “agir, às vezes não é tão fácil como pensamos”, sobretudo na era actual onde a juventude está exposta a uma quantidade infindável de informação.