DNOTICIAS.PT
País

Costa contou que Isaltino Morais picou-o ao dizer-lhe que de direito sabia pouco

None

O primeiro-ministro revelou hoje que conheceu o atual presidente da câmara de Oeiras em 1982, quando foi seu monitor na cadeira de Direito Constitucional, e picou-o quando lhe disse que de direito sabia pouco.

António Costa contou este episódio com Isaltino Morais, na Faculdade de Direito de Lisboa, no final de uma cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para a construção de 770 casas a preços acessíveis na antiga Estação Aeronaval de Oeiras.

O atual líder do executivo referiu que em 1982, na Faculdade de Direito, era um militante ativo da JS, e tinha como monitor da cadeira de Direito Constitucional Isaltino Morais. Nas aulas, segundo António Costa, aluno e monitor tiveram várias divergências.

"Deu-me 13 valores em avaliação continua. Eu discordei dessa nota e disse-lhe. Ele respondeu-me que eu, para a política, até tinha jeito, mas de Direito Constitucional percebia pouco", referiu, provocando risos na sala.

António Costa afirmou que se sentiu picado por Isaltino Morais, para mais numa cadeira da faculdade que tinha uma grande dimensão de discussão política.

"Resolvi ir diretamente a exame. Fechei-me em casa, estudei mesmo para esse exame e saí de lá com um 16. Depois, encontrei Isaltino Morais na Faculdade de Direito e confrontei-o com esse 16. Mas Isaltino Morais respondeu-me: Tens razão, devias ter tido 14", concluiu, provocando novamente gargalhadas entre quem assistia à cerimónia.