DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

Ricardo Lume apresenta voto de saudação pelos 50 anos do 25 de Abril

None

Ricardo Lume, que regressou hoje ao parlamento em substituição de Edgar Silva, apresentou um voto de saudação pelos 50 anos do 25 de Abril que se comemoram no próximo ano. "Data maior do nosso país", lembra o deputado do PCP que considera importante destacar que "muitas das conquistas de Abril estão postas em causa", como a saúde, a educação, direitos liberdades e garantias.

Um voto de saudação que deverá dividir o plenário, uma vez que já motivou críticas por ignorar que o 25 de Abril de 1974 só foi concretizado com o 25 de Novembro de 1975 que impediu a implantação de uma "ditadura comunista" em Portugal. 

Dos partidos de esquerda vieram manifestações de apoio à proposta de Ricardo Lume.

Mónica Freitas, do PAN, lembrou a importância de comemorar o 25 de Abril e associa-se ao voto do PCP, tal como em relação ao anterior, da IL.

Jaime Filipe Ramos, líder parlamentar do PSD, considera que o voto do PCP "ignora a democracia" que foi trazida pelo 25 de Abril que mais tarde foi garantida pelo 25 de Novembro. O PCP, acusa, pretende fazer do 25 de Abril "uma propriedade partidária" quando foi de todos, do povo.