DNOTICIAS.PT
Madeira

Bloco de Esquerda entrega voto de saudação em solidariedade para com o povo palestino

None

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia Legislativa da Madeira um voto de saudação, solidarizando-se com todo o povo Palestiniano e os que, na Faixa de Gaza, "enfrentam um verdadeiro genocídio perpetrado pelo Estado ocupante, fazendo votos para que, o regresso às negociações, permitam colocar um ponto final na guerra e reconhecer o direito à existência do Estado Palestiniano, nos termos propostos pela ONU".

A representação parlamentar do Bloco lembra que ontem, 29 de Novembro, assinalou-se o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) que, ao longo das últimas décadas, tem aprovado várias Resoluções no sentido de que sejam reconhecidos dois Estados, o de Israel e da Palestina.

"Os acontecimentos do dia 7 de Outubro chocaram o mundo e desvendaram, perante a opinião pública, a violência intrínseca à relação colonial que condiciona a existência de Israel e da Palestina desde 1948. O que se seguiu ao terror do massacre de civis desencadeado pelo Hamas foi a vingança de um Estado ocupante que há muito escolheu ignorar as leis da guerra e o direito humanitário. Um mês após o início da guerra contra a Faixa de Gaza, as ações bélicas do Estado de Israel mataram mais de 11 mil pessoas, em média 336 por dia, uma pessoa a cada quatro minutos e meio", refere em nota à imprensa.

"Como recordou António Guterres, é impossível olhar para o contexto da violência em Israel e na Faixa de Gaza sem reconhecer que a ocupação mais longa do mundo se transformou numa anexação formal. A possibilidade de paz na região foi destruída com o fim da pretensão de um processo de criação de um Estado palestiniano", indica.