DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Porto do Funchal terá perdido um navio para o Fim-de-Ano

Foto DR/Sérgio Ferreira
Foto DR/Sérgio Ferreira

O Porto do Funchal já só deverá contar com oito navios de cruzeiro para a passagem de ano de 2023 para 2024, uma vez que surge agora a informação que o 'MV Renaissance' terá cancelado a escala que tinha prevista para esse dia.

A informação foi avançada ontem pelo blog 'sergiocruises.blogspot.com', mas a própria APRAM ainda não retirou o navio da lista de escalas previstas (mantém-no identificado como 'Aegean Myth', a anterior denominação).

De acordo com essa página especializada em notícias de mar e portos, o navio de passageiros (capacidade para mais de 1.100 passageiros e mais de 500 tripulantes) "da nova companhia francesa CFC - Compagnie Française de Croisières, cancelou a escala para o fim de ano na ilha da Madeira", alterando os seus planos de "cruzeiros de Natal-Final de Ano, com a passagem de ano na ilha da Madeira e troca pelas ilhas Baleares, com saída e chegada a Marselha em França".

O 'MV Renaissance' "tinha a previsão da sua chegada pelas 15h00, no dia 31 de Dezembro, com proveniência da ilha de Gran Canária e rumava dia 1 pelas 12h00, com destino a Palma de Maiorca nas ilhas Baleares, numa viagem de 14 dias, nesse cruzeiro de Natal e Fim de Ano". A escala seria feita em fundeadouro ao largo da baía do Funchal.

Sendo assim, continuam previstos 8 navios para a passagem de ano com as escalas do 'Queen Victoria', 'Borealis', 'Mein Schiff 3', 'Mein Schiff 1', 'Arcadia', 'Marella Explorer', 'Spirit of Adventure', 'AIDACosma'.

Hoje no Porto do Funchal já estão dois navios de cruzeiro. Precisamente o 'AIDACosma', que chegou pelas 5h00 e sai quase pela meia-noite desta segunda-feira, e logo a seguir, pelas 6h00 chegou o 'Azura', com saída prevista mais cedo, pelas 22h30.

O primeiro navio tem capacidade para 5.400 a 6.600 passageiros, servidos por cerca de 1.500 tripulantes, e o segundo tem capacidade para 3.096 a 3.597 passageiros, servidos por cerca de 1.230 tripulantes. Embora apenas dois navios, a estimativa de visitantes potencial de quase 10 mil pessoas, incluindo passageiros e tripulantes que possam desembarcar.