DNOTICIAS.PT
Madeira

10.º aniversário da Bolsa de Investigação Rubina Barros marcado por homenagens

Cármen Barros, mãe de Rubina Barros, foi hoje homenageada 
Cármen Barros, mãe de Rubina Barros, foi hoje homenageada , Foto RF

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM – LPCC) e o DIÁRIO de Notícias da Madeira promovem esta quarta-feira, 29 de Novembro, o 1.º Encontro de Investigadores da Bolsa Rubina Barros, no âmbito do 10.º aniversário do projecto. O evento marca uma década de investigação em oncologia, mas também uma década de saudade.

Rubina Barros faleceu aos 23 anos vítima de um linfoma. O DIÁRIO difundiu, - através da rubrica 'SoliDIÁRIO' -, a notícia da angariação de fundos para o tratamento da jovem estudante de medicina. Em menos de um mês a solidariedade madeirense reuniu mais de 90 mil euros, valor que, após o falecimento prematuro da madeirense, foi doado pela família ao NRM - LPCC e deu origem à bolsa de investigação promovida há 10 anos pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pelo DIÁRIO.

Hoje, Rubina Barros é recordada pela sua luta incansável contra a doença, é celebrado o projecto que contribui para o desenvolvimento de trabalhos inovadores e com aplicabilidade clínica, que representam progressos quer na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do cancro, e os 10 investigadores vencedores nos últimos anos são homenageados pelo contributo que deram para a luta contra o cancro.

A mãe de Rubina Barros, Cármen Barros, recebeu um ramo de flores da organização da Bolsa de Investigação, o DIÁRIO e o NRM - LPCC.