DNOTICIAS.PT
Madeira

DRS deixa recomendações para prevenir o contágio do VIH

None
Foto SHUTTERSTOCK

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/SIDA (ONUSIDA) pretende inspirar o mundo a concretizar o objectivo 'zero novas infecções pelo VIH, zero discriminação e zero mortes relacionadas com a SIDA. Neste sentido, a Direção Regional da Saúde (DRS), através da Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA), está também empenhada neste trabalho conjunto, deixando algumas recomendações para prevenir o contágio do VIH:

A DRS reforça que "a protecção é individual e a responsabilidade é de todos e de cada um". "O combate a esta infecção só será eficaz se houver um trabalho conjunto a todos os níveis: individual, familiar, comunitário, social, da saúde e político", acrescenta

Relembra-se ainda que o prognóstico da infeção por VIH pode ser largamente melhorado quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é logo instituído. Existem medicamentos que impedem a multiplicação do vírus, retardando o aparecimento de situações de doença, nos indivíduos seropositivos, o que permite prolongar a vida dos doentes com VIH/ SIDA.

Iniciando as celebrações do Dia Mundial Contra a SIDA, que se comemora no próximo dia 1 de Dezembro, a DRS, através da CRLCSIDA, promoveu ontem o 'Seminário: O Caminho que põe fim a SIDA', destinado aos estudantes da Universidade da Madeira. Este evento contou com a presença do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Ainda, no âmbito destas celebrações, entre outras acções, a CRLCSIDA vai realizar a 6 de Dezembro mais uma acção de sensibilização sobre prevenção do VIH/SIDA na Escola Bartolomeu Perestrelo dirigida aos alunos desta escola.