DNOTICIAS.PT
Madeira

É fundamental ter um tecido empresarial forte no Porto Santo

None

A Associação Empresarial do Porto Santo (AEPS) organizou, na manhã deste sábado, uma conferência integrada no Dia Nacional do Empresário.

Para Nuno Batista é mais do que fundamental, ter um tecido empresarial forte na ilha. “Era muito importante e passados dois anos, ouvir o tecido empresarial e tentar perceber o que poderemos melhorar e o que de menos bom possa ter acontecido”, disse.

“Como tenho defendido, o coração da ilha é sempre as entidades públicas e privadas, como o comércio local, que em conjunto poderão criar as melhores soluções para o futuro das famílias e para que consigamos durante todo ano um rendimento estável e a sustentabilidade para dar qualidade de vida aos porto-santenses”, insistiu.

Já Rafaela Melim, presidente da Associação Empresarial do Porto Santo disse que actualmente “ser empresário é sabemos que é muito difícil, e ainda por cima numa ilha como a do Porto Santo, e com as nossas caraterísticas é ainda mais difícil”.

A empresária na área da restauração recordou as dificuldades “da sazonalidade, transportes e também, um dos nossos principais problemas é efectivamente a carga fiscal”.

“É muito importante haver as associações que aparentemente podem não fazer grande diferença, mas que, depois, vão vendo os seus frutos a serem colhidos”, afirmou.

Para Rafaela Melim, umas principais reivindicações foi “o custo do transporte de mercadorias". "Vemos que a nossa insistência é também uma preocupação do município, e portanto, o transporte em agrupagem irá ser uma realidade efectiva”, revelou.

Vários oradores foram convidados para esta iniciativa da AEPS, como Duarte Freitas do IDE, Noélia Santos da Zarconta, Marco Fernandes do Novo Banco. A referido evento decorreu nos Paços do Concelho do Porto Santo e contou ainda com presidente da edilidade, Nuno Batista, e Roberto Silva, adjunto da Secretaria Regional das Finanças.