DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Albuquerque afirma que reabilitação do património vai continuar

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na cerimónia de descerramento da placa de bronze atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, afirmou que os trabalhos de restauro e de reabilitação do património edificado são para continuar. 

Concluímos agora a reabilitação do Convento de Santa Clara, acho que é uma obra magnifica e exemplar de restauro. Estamos a avançar já na Capela de São Paulo e acho que é muito importante concluirmos, penso que no próximo ano, a requalificação e reabilitação da Quinta do Monte, que também está intimamente e de forma intrínseca ligada à nossa história.  Vamos também no próximo quadro, ou neste quadro comunitário de apoio, avançar com a requalificação total do recolhimento do Bom Jesus, que é também um prédio que marca e faz parte da história da nossa cidade e da RAM.  Miguel Albuquerque

Na ocasião, agradeceu o trabalho realizado no restauro dos tectos mudéjares. "Foi realizado um trabalho exaustivo, complexo e multidisciplinar. Acho que foi um trabalho exemplar, justamente reconhecido por este prémio europeu", disse.

Já o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás afirma que o prémio é um "convite a termos esperança".

No meio destes tempos de incerteza, de guerra, creio que seja a obra realizada por D. Manuel criada há 500 anos, seja a obra realizada hoje com o restauro desta nossa catedral, são bem o sinal e um convite a termos esperança  D. Nuno Brás.

"No meio de todas estas guerras que invadem o mundo, no meio de todas estas incertezas, este é um sinal de esperança no nosso modo europeu de ser, de viver, que queremos oferecer aos outros", concluiu.