DNOTICIAS.PT
Desporto

Nacional distinguido na gala Quinas de Ouro pela ‘Excelência na Formação’

A maritimista Telma Encarnação também estará em destaque no evento de hoje da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

None
Foto ASPRESS

O Clube Desportivo Nacional tem sido certificado como Entidade Formadora da FPF com cinco estrelas “desde 2019”.
Hoje, na Gala Quinas de Ouro vai ser uma das entidades distinguidas pela ‘Excelência na Formação’.

É o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, por isso tem um significado muito grande. Esta certificação deve-se às excelentes condições que o Nacional oferece aos seus atletas, quer físicas, logísticas e humanas. Pedro Talhinhas, coordenador do futebol de formação CDN

A imagem e o nome de Cristiano Ronaldo continuam associados ao clube, onde o craque madeirense despertou as atenções do Sporting.

Os responsáveis alvinegros reconhecem que o nome do capitão da selecção nacional é “uma mais-valia para o Nacional, sobretudo no que diz respeito ao Torneio Internacional CR7”. Contudo, acreditam que os cerca de 300 atletas que integram os escalões mais jovens, vão para o clube sobretudo por ser “uma boa escola de formação”.

O Futebol de Base é o tema escolhido pela FPF para a gala, considerando que é um conceito fundamental para toda a cadeia de sucesso que é gerada, a Excelência na Formação. Além do CD Nacional, vão ser distinguidos neste contexto a ADC Recreativa Caxias Poça Barca, CR Leões Porto Salvo, FC Porto, FC Famalicão, Rio Ave FC, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC. 

Miguel Alves, vice-presidente do Nacional para a formação vai estar presente para receber o prémio.

Um dos momentos especiais da Gala será a distinção às ‘Navegadoras’ que desbravaram a primeira participação de sempre de Portugal num Campeonato do Mundo Feminino. Neste sentido, a maritimista Telma Encarnação também estará em destaque, por ter sido a primeira jogadora portuguesa a marcar um golo num Mundial.

A Associação de Futebol da Madeira também vai marcar presença, com o presidente Rui Marote a acompanhar uma comitiva de jovens atletas madeirenses, que se vão juntar às centenas de futebolistas da formação que vão acompanhar esta cerimónia.

"Será um dia muito especial para Associações Distritais de Futebol, clubes, rapazes e raparigas, num total de 450 convidados e meio milhar de jovens", refere a organização, revelando ainda que "serão sorteados, da plateia, 16 jovens federados (meninos e meninos) que terão direito a entregar, no palco da gala, distinções que vão marcar o alinhamento destas Quinas de Ouro 2023".