DNOTICIAS.PT
Alterações Climáticas Madeira

Presidente da ALRAM pede aos jovens empenho no combate às alterações climáticas

None

Foi no arranque do concurso 'Eurodeputad@s por um dia' que o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira pediu, hoje, o empenho dos jovens no combate às alterações climáticas e na melhoria da qualidade de vida no planeta. “O Ambiente e as alterações climáticas são, a par da necessidade de paz, em várias zonas do globo, os grandes desafios que se colocam à Humanidade”, destacou.

Neste concurso em que participaram 250 alunos da Região, José Manuel Rodrigues considerou que “a União Europeia, Portugal e concretamente a Madeira têm vindo a cumprir os objectivos conducentes à Europa verde e digital, fazendo a descarbonização económica e a transição para energias mais limpas”, no entanto pediu mais celeridade nas atitudes perante o clima para “que outros possam seguir o nosso exemplo”.

Esta não é apenas uma tarefa dos Estados, dos Parlamentos, dos Governos, das autarquias, é um trabalho que cabe a todos os cidadãos. Sem a mudança de mentalidades e de comportamentos individuais, continuaremos a dar cabo do planeta onde vivemos José Manuel Rodrigues

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reforçou ainda a importância da União Europeia enquanto “grande bloco político, económico e social de 450 milhões de pessoas que, desde a sua existência tem contribuído, decisivamente, para a paz na Europa e para o desenvolvimento e crescimentos dos países que a integram”. Lembrou a mais-valia de uma estratégia conjunta de combate à pandemia, o papel da Europa no acolhimento dos “refugiados e os emigrantes que procuram no espaço europeu a possibilidade de fuga à perseguição política, à fome, à miséria e às alterações climáticas”, e, ainda, os benefícios da União Europeia no “desenvolvimento e o progresso das nossas ilhas, como o aeroporto, as vias rápidas, as escolas, os centros de saúde e a satisfação das condições básicas de vida dos madeirenses e porto-santenses alcançada nos últimos 40 anos, um desenvolvimento sem paralelo na nossa história de seis séculos”.

“Sem a nossa integração na União Europeia e sem os fundos europeus que recebemos e dos quais continuamos a usufruir, não teríamos a qualidade de vida que temos e os jovens não teriam as oportunidades de educação, de formação, de trabalho e de afirmação social que hoje, felizmente, têm na Madeira e no Porto Santo”, salientou.

O concurso “Eurodeputad@s por um dia” foi um evento promovido pela deputada no Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar, juntamente com o Europe Direct Madeira, e com a colaboração da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. Tratou-se de uma competição que simulou uma sessão plenária do Parlamento Europeu, subordinada à temática o ‘Ambiente e as alterações climáticas’.

A Eurodeputada madeirense enalteceu “o interesse da juventude em ser uma voz ativa e colaborante no reforço da cidadania europeia”, sublinhado a importância do exemplo dos estudantes na construção e melhoria do projecto europeu.

"Os jovens da Madeira estão preparados"

Convicção da eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar no encerramento do 'Eurodeputad@s Por Um Dia'.