DNOTICIAS.PT
Madeira

"Justiça climática é um direito humano"

None

Gustavo Carona é médico anestesista e intensivista foi a esta tarde ao TEDx Funchal lembrar as suas experiências em missões humanitárias que desde 2009. Representando Médicos Sem Fronteiras tem vindo a lutar sobre direito humanos, focou o seu pensamento na justiça climática que considera um direito humano.

“244 milhões de crianças que neste momento não vão à escola”, alertou. "Acompanho as minhas preocupações com as alterações climáticas estão essencialmente na humanidade, áreas de desertificação onde não é possível cultivar", disse. 

O conceito de justiça climática que tem vindo aprofundar, nota que são os factores históricos, a luta de classe ou racial que estão na base de vários dilemas, alguns dos quais em país ricos onde a diferença per capita chega atingir 150 vezes superior aos pobres.

Também recordou que os países com emissões de CO2 estão na península arábica ao contrário do continente africano, que não têm condições sequer para alimentar as suas crianças.

“10% das pessoas que vivem neste planeta vão para casa sem comer”, apresentou num diagrama entre muitos sobre as alterações climáticas. “É preciso coloca a justiça climática seja um direito humano”, defende o médico.

"Se queremos pensar no futuro de nossos filhos temos de pensar no futuro dos outros. Isto não é uma palavra de conforto. É uma realidade”, finalizou sendo dos oradores mais aplaudidos até ao momento.

Segue-se uma actuação do cantor madeirense, Tiago Sena Silva.