DNOTICIAS.PT
Madeira

IFCN faz balanço dos trabalhos de recuperação de áreas ardidas

Foto DR/IFCN
Foto DR/IFCN

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza - IFCN "encontra-se no terreno a trabalhar no sentido de promover uma rápida recuperação das áreas afetadas pelos incêndios recentemente ocorridos", informa esta noite uma nota de imprensa. "Estamos no terreno a implementar medidas de estabilização pós-incêndio", garante.

E explica os trabalhos: "De uma forma genérica as intervenções irão dar prioridade à reposição dos valores ecológicos afetados através da plantação das espécies endémicas e de espécies mais resilientes ao fogo para salvaguardar o nosso ecossistema. Como medidas imediatas de estabilização de emergência pós incêndio, estão a ser promovidos o destroçamento da vegetação carbonizada e, em alguns locais, a colocação de entrançados de resíduos florestais em curva de nível de modo a minimizar a erosão e a consequente perda solo."

Refira-se que "estes trabalhos estão a ser orientados pelos técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e a serem implementados por funcionário, quer sapadores florestais quer assistentes operacionais", acrescenta. E conclui: "O IFCN encontra-se já a preparar novos projetos florestais que visam restaurar as áreas afetadas que estão sob gestão do IFCN, nomeadamente, no Montado do Galhano, no Paul da Serra e do Perímetro Florestal do Porto Moniz, que serão objeto de candidaturas PRODERAM."