DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Grupo 'Varejenta' semifinalista do concurso "Estrelas ao Sábado"

Foto DR
Foto DR

O grupo 'Varejenta' da Associação Musical e Cultural Xarabanda participou, hoje, no Concurso "Estrelas ao Sábado" na RTP1, considerada "a maior festa de música tradicional e popular portuguesa", tendo alcançado a segunda fase entre 8 participantes, ou seja chega à semifinal.

"Dos 8 participantes, o grupo 'Varejenta' passa para a segunda fase da competição com 21% dos votos do público", refere uma nota divulgada esta noite. "Na segunda fase da competição apurados com 4 grupos participantes, os 'Varejenta' com 27% dos votos do público, garante o seu lugar na semifinal da competição 'Estrelas ao Sábado', com as músicas 'Madeira D'honra' e 'Foram-se os Homens ao Mar'", salienta ainda.

Os 'Varejenta' apresentaram-se com Lara Nunes (Rajão), Carlota Freitas (Voz), Roberto Moniz (Viola d’Arame e Voz), Salvador França (Ukulele Baixo), Luís França (Cajon) e Inês Gouveia (Trompete), com Roberto Moniz, responsável pelo grupo, na ocasião  apresentou os Cordofones Tradicionais Madeirenses, como a Viola d'Arame e o Rajão, especifica.

"A Viola d’Arame é um Cordofone Madeirense de 10 cordas (5 ordens duplas), com afinação em Ré Si Sol Ré Sol (do agudo para o grave) e faz parte da família das Violas de Arame portuguesas", sendo que "o Rajão é um Cordofone Madeirense de 5 cordas com afinação (reentrante entre a 3.ª e 4.ª corda) em Lá Mi Dó Sol Ré (do agudo para o grave). A Viola de Arame e o Rajão, alargaram o seu uso a repertórios exclusivamente instrumentais, quer a solo quer em grupo e também ao acompanhamento de novas composições vocais, originais, por vezes inspiradas nas práticas e linguagens musicais tradicionais da nossa Região", explicam. 

Nota final para a reação do grupo: "É com grande satisfação e orgulho estar na semifinal do programa 'Estrelas ao Sábado' a representar a música tradicional madeirense."