DNOTICIAS.PT
Madeira

Tempo quente e poeiras em suspensão vão se manter até 14 de Outubro

Serviço Regional de Protecção Civil procedeu a uma actualização do estado do tempo para a Madeira

None
Foto ASPRESS

De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e em consequência do Briefing Técnico Operacional realizado, informa-se que o estado do tempo no Arquipélago da Madeira será condicionado pela presença de massa de ar quente e seca e pela acção de vasto Anticiclone (Anticiclone de bloqueio), em geral centrado no nordeste da Península Ibérica até ao dia 14 de Outubro (sábado).

Prevê-se céu geralmente pouco nublado, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade por nuvens altas. Até ao dia 14 de Outubro (sábado), os valores da humidade relativa do ar serão baixos, temporariamente inferiores a 30 % nas regiões montanhosas. Esta situação de tempo quente deverá ser, com alguma persistência, acompanhada de poeiras em suspensão.

A partir do dia 15 de Outubro (domingo), já com o Anticiclone dos Açores, com um núcleo centrado a oeste do Arquipélago dos Açores, prevê-se uma diminuição dos valores da temperatura do ar da ordem de 2 °C a 5 °C e a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, na Madeira e em Porto Santo.

Já o vento será predominante de sueste, em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h), podendo ser forte (até 45 km/h) nas terras altas, nos extremos lestes e oeste da ilha da Madeira e em Porto Santo, a partir do dia 11 de Outubro (quarta-feira).