DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Morreu o violoncelista madeirense Agostinho Henriques

None

O violoncelista e professor madeirense, Agostinho Henriques, faleceu esta quinta-feira, dia 5 de Outubro de 2023. Tinha 78 anos.

A notícia foi avançada pela Orquestra Clássica da Madeira, através de uma publicação na sua página de Facebook.

Nascido em Câmara de Lobos, em 23 de Abril de 1945, Agostinho Henriques foi aluno da Academia de Música e Belas Artes da Madeira (AMBAM).

Em 1964, ano em que se constitui a Classe de Orquestra para o Curso Superior de Música da AMBAM, sob a direcção do responsável pela Secção de Música, Jorge Madeira Carneiro, foi concebida a 'Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira', com o objectivo exclusivamente pedagógico. Agostinho Henriques, na qualidade de aluno de violoncelo no referido curso, foi um dos primeiros alunos a integrar a Orquestra, tendo esta se apresentado, pela primeira vez em público, a 13 de Fevereiro desse mesmo, ano no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Além de ter sido docente do Conservatório de Música da Madeira, actual Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, foi músico e dirigente da Orquestra de Câmara da Madeira (após a desvinculação da Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira à AMBAM, ocorrida nos 70 do Séc. XX) e, posteriormente, aquando da transição desta para a actual Orquestra Clássica da Madeira.

Mesmo após ter deixado de ser executante da Orquestra Clássica da Madeira, Agostinho Henriques continuou a ser "um grande amigo da Orquestra", que continuou a acompanhar de perto, assistindo sempre aos seus concertos.

O seu nome, merecedor do nosso respeito e admiração, ficará perpetuado na história da Orquestra Clássica da Madeira.  

Na mesma publicação, a Orquestra endereça ainda à família as "sentidas condolências pela sua partida e a paz e serenidade neste momento de dor".