Andebolistas madeirenses presentes no primeiro estágio da temporada
Numa convocatória alargada divulgada pelo seleccionador nacional José António Silva, estão presentes 21 nomes de atletas que atuam na maior prova nacional de clubes; Países Baixos e Chéquia são os primeiros adversários no mês de outubro.
A presença histórica no Campeonato da Europa do próximo ano é o grande objetivo da Seleção Nacional A Feminina que, a partir do próximo dia 3 de outubro, começa uma nova era. Países Baixos, Chéquia e Finlândia lutam pelo mesmo objetivo no Grupo 3 dos Qualifiers mas apenas duas seleções vão seguir em frente (mais os quatro melhores terceiros). José António Silva divulgou a lista alargada de atletas convocadas para o primeiro estágio da nova época 2023/24, que vai decorrer em Leiria – de 3 a 8 de outubro – e que conta apenas com nomes que figuram no Campeonato 1ª Divisão Feminina, algo que tem vindo a ser prática corrente. Entre as convocadas, destacam-se várias jovens promessas do nosso andebol que brilharam, por exemplo, ao mais alto nível no Europeu de sub-19 deste ano, no qual Portugal alcançou a melhor classificação de sempre: o 4.º lugar, na Roménia. Para muitas atletas, este será o primeiro contacto com a Seleção Nacional A Feminina.
Joana Semedo (SL Benfica), Margarida Morais (Academia São Pedro do Sul) e Luana Jesus, Sofia Ferreira e Júlia Figueira (Almeida Garret) são as jovens madeirenses presentes neste estágio a que se junta a consagrada Isabel Góis do Madeira Andebol SAD. Igualmente do Madeira Andebol SAD marcam presença nesta concentração Maria Duarte, Neide Duarte e Patrícia Rodrigues.