DNOTICIAS.PT
Madeira

Associação promove mobilidade na Grécia para docentes madeirenses

None

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi (ACSSRL), instituição de utilidade pública, coordenadora regional e parceira do projecto europeu 'ESSENCE', co-financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus +, promoveu, entre os dias 18 e 20 de Setembro, a mobilidade de cerca de uma dezena de docentes e profissionais da educação de adultos oriundos de quatro países europeus, tendo a Grécia como país de acolhimento. A Região esteve representada por quatro docentes.

Entre 28 de Agosto a 1 de Setembro, no âmbito de um outro projecto, o 'Excellence Boost', a Associação Raquel Lombardi tinha já possibilitado a quatro docentes madeirenses a realização de acções de formação e intercâmbio na África do Sul, tendo reunido mais de três dezenas de docentes, oriundos de oito países africanos e europeus.

"Este projecto representa uma plataforma de colaboração exemplar entre parceiros europeus de distintos contextos geográficos e sociais. O seu principal objectivo consiste na partilha e desenvolvimento de boas práticas educativas, nos países do consórcio, visando o aprimoramento de competências transversais relacionadas com a sustentabilidade ambiental, a cidadania e participação ativa no desenvolvimento e governação das comunidades locais", explica em declarações à imprensa,  Raquel Lombardi, presidente e fundadora da Associação.

Esta iniciativa centra a sua aposta na formação ao longo da vida, nomeadamente na educação de adultos provenientes de ambientes socioeconómicos mais desfavorecidos,  como migrantes, refugiados, seniores e mulheres vítimas de violência doméstica.. O projecto visa o aprimoramento das competências dos educadores, capacitando-os a trabalhar de maneira mais eficaz com adultos que enfrentam situações desafiadoras, ampliando seus conhecimentos e habilidades. O projeto 'ESSENCE', coordenado pela Itália, conta com a participação activa de parceiros como a Grécia, França e Portugal.

Estão previstas novas acções de formação e mobilidade, impulsionadas pela Associação Raquel Lombardi.