DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

AJAMPS pede que agricultores usem apoio do PRODERAM para recuperar dos incêndios

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

A Associação de Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo (AJAMPS) apela aos agricultores, afectados pelos últimos incêndios, que recorram à sub-medida 5.2 do PRODERAM, que se destina ao apoio a investimentos destinados à recuperação de terras agrícolas e ao restabelecimento potencial de produção agrícola afectado por catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos e acontecimentos catastróficos.

No fundo, este apoio vai ainda ajudar a inovar com sistemas para gestão de água e aproveitamento de infra-estruturas.

A associação apoio ainda a decisão do Governo Regional em apoiar todos os agricultores dos concelhos da Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos, fustigados pelos incêndios. "Esta ajuda, a 100%, revela-se fundamental e imprescindível para a reposição de todo o potencial produtivo das suas explorações", indica, acrescentando que, "para as explorações de agricultura familiar o IVA deveria ser financiado. É crucial, também, que sejam apoiados os produtores de gado com a aquisição de reprodutores (bovinos, ovinos e suínos)".

A resiliência dos agricultores madeirenses tem sido nos últimos anos colocada à prova. Esperamos que este seja um momento de reorganização do setor, com vista a uma agricultura mais empresarial e focada no mercado. AJAMPS