DNOTICIAS.PT
Desporto

Espanha vence na Noruega e garante apuramento, como Escócia e Turquia

FOTO FREDRIK VARFJELL/EPA
FOTO FREDRIK VARFJELL/EPA

A seleção espanhola venceu hoje na Noruega por 1-0 e garantiu uma vaga na fase final do Euro2024 de futebol, tal como a Escócia, que beneficiou da vitória espanhola, e a Turquia, ao golear a Letónia por 4-0. Espanha, Escócia e Turquia são, assim, as três mais recentes seleções a apurar-se, juntando-se a Portugal, Bélgica, França e à anfitriã Alemanha.

A vitória dos espanhóis não sofreu contestação perante uma Noruega que assumiu a sua inferioridade e que procurou defender e surpreender o adversário através de contra-ataques, mas a Espanha acabou por vencer com todo o mérito, através de um golo de Gavi, médio do FC Barcelona, aos 49 minutos. Na primeira parte, foi anulado, na sequência da intervenção do videoárbitro (VAR), um golo a Álvaro Morata, aos 20 minutos, por posição de fora de jogo. De notar que o médio norueguês Fredrik Aursnes, do Benfica, foi titular, sendo substituído aos 77 minutos, por Kristian Thorstvedt, médio dos italianos do Sassuolo. Noutro jogo do grupo, a Geórgia recebeu e goleou a congénere do Chipre por 4-0.

A Espanha lidera o Grupo A, com 15 pontos, em seis jogos, o mesmo registo da Escócia, seguidos da Noruega, de Erling Haaland, com 10, em sete jogos, da Geórgia, com sete (6), e de Chipre, que ainda não somou qualquer ponto, em sete partidas. A Turquia também 'carimbou' hoje o 'passaporte' para a fase final, ao golear em casa a frágil Letónia por 4-0, embora três dos golos só tenham surgido nos 10 minutos finais: marcaram Yunus Akgün, aos 58 minutos, Cenk Tosun, aos 84 e 90+2, e Kerem Aktürkoglu, aos 88. O Grupo D incluiu ainda outro jogo muito importante nas contas do apuramento, o País de Gales-Croácia, que os britânicos venceram por 2-1.  A seleção galesa chegou à vantagem de 2-0, graças a um 'bis' do médio do Fulham, de Inglaterra, Harry Wilson, aos 47 e 60 minutos, mas a Croácia, com o avançado Petar Musa, do Benfica, no 'onze', reduziu aos 75, pelo médio Mário Pasalic, da Atalanta, de Itália, mas não foi capaz de evitar a derrota.

O Grupo D é liderado pela Turquia, com 16 pontos (sete jogos), seguido do País de Gales e da Croácia, ambos com 10 (seis), da Arménia, com sete (seis), e da Letónia, com três (sete).  Embora lhe reste apenas um jogo, no País de Gales, em 21 de novembro, a Turquia levará sempre vantagem num possível empate a três com galeses e croatas, razão pela qual assegurou hoje o apuramento.

No Grupo E, a Polónia, agora treinada por Michal Probierz, que sucedeu a Fernando Santos, empatou em casa a um golo frente à Moldávia, que já tinha derrotado a mesma seleção polaca, então sob o comando do treinador português, quando a recebeu, por 3-2. Os polacos, que não puderam contar com a sua principal estrela, Robert Lewandovski, que se lesionou no Dragão em jogo da Liga dos Campeões, sofreram um golo aos 26 minutos, de autoria do avançado Ion Nicolaescu, e só conseguiram restabelecer o empate na segunda parte, aos 53, pelo avançado Karol Swiderski.

Noutro jogo do grupo, a Republica Checa recebeu e venceu as Ilhas Faroé, por 1-0, graças a um golo de Tomas Soucek, médio dos ingleses do West Ham, de penálti, aos 76 minutos. Face a estes resultados, a Albânia mantém-se na liderança, com 13 pontos, em seis jogos, seguida da Republica Checa, com 11 (seis), da Polónia, com 10 (sete), da Moldávia, com nove (seis), e das Ilhas Faroé, com apenas um (sete).

No Grupo I, houve uma surpresa decorrente do empate a três golos da Suíça frente à Bielorrússia, sendo a seleção helvética não só jogou em casa como esteve a perder por 3-1, evitando a derrota com dois golos aos 89 e 90 minutos, pelo central do Manchester City Manuel Akanji e pelo médio do Burnley Zeki Amdouni. Noutro jogo do grupo, a Roménia deu mais um passo rumo à qualificação, ao golear na receção a Andorra por 4-0, que lhe permitiu ascender à liderança, ultrapassando a Suíça. A seleção romena lidera com 16 pontos, em oito jogos, seguida da Suíça, com 15 (sete), de Israel, com 11 (seis), do Kosovo, com sete (sete), da Bielorrússia, com seis (oito), e de Andorra, com dois (oito).  O jogo Kosovo-Israel, que estava agendado para esta jornada, foi adiado devido ao conflito que estalou no Médio Oriente, que opõe Israel ao movimento islamita Hamas.

A fase final do Euro2024 terá 24 seleções, 20 das quais serão apuradas pela fase de grupos, com os dois primeiros a seguirem em frente, sendo as restantes quatro vagas preenchidas pela Alemanha, como país anfitrião, e os três vencedores dos 'play-offs' referente à Liga das Nações 2022/23.