DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeira empenhada na mobilidade eléctrica e eficiência energética, destaca Isabel Rodrigues

None

A directora regional de Economia e Transportes Terrestres, Isabel Rodrigues, disse esta terça-feira, 11 de Outubro, durante a sua intervenção na cimeira 'Portugal Smart Cities', a decorrer na Feira Internacional de Lisboa, que há um forte empenho por parte do Governo Regional em torno das questões da mobilidade elétrica e eficiência energética.

Isabel Rodrigues, que falava a propósito do tema '2050 – É ainda possível descarbonizar o transporte urbano?', apontou algumas das medidas que o Governo Regional tem vindo a implementar nestes domínios, bem como a participação em vários projetos transnacionais europeus, como o “Civitas” ou, mais recentemente, o “Clean Hydrogen Partnership”.

Ainda a este propósito, referiu os apoios que o Governo Regional tem vindo a conceder às empresas e às famílias, de que é exemplo o Programa de Incentivo à Mobilidade Elétrica na Região Autónoma da Madeira (‘PRIME-RAM’), que já permitiram a aquisição de mais de mil veículos 100% elétricos, entre automóveis, motociclos e bicicletas, com um montante global de candidaturas que ascende os 4,1 milhões de euros.

De referir que, neste evento, que é apoiado pela Invest Madeira, participam seis empresas regionais, precisamente, “Floating Particule”, “Acin-Icloud Solutions”, Presspower”, “Madália”, “Datamentors” e “Gestools”.

Durante os três dias da cimeira “Portugal Smart Cities”, as seis empresas participantes ocupam os espaços dedicados para cada uma delas no stand do Governo Regional da Madeira, onde poderão divulgar os seus produtos e ou serviços.

O evento, que é organizado pela Fundação AIP, promete apresentar as últimas novidades tecnológicas para as cidades inteligentes, com a participação de entidades públicas e privadas provenientes de diversas geografias, estabelecendo e fomentando sinergias entre o território, a indústria e o meio académico e científico.

Para a organização, “a presença dos municípios tem uma dupla vertente, por um lado participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia”.