Artigos

Integridade e tomates

Ouvi a dissertação natalícia de António Costa, em que o homem falou 7 vezes em Confiança

INTEGRIDADE é um substantivo feminino com origem no latim Integritate, que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinónimo de honestidade, rectidão ou imparcialidade.

TOMATES podem ser os frutos oriundos do tomateiro, ou o termo em calão, constituinte ainda e também, do órgão sexual masculino.

No caso de utilizarmos a palavra tomates, precedida do verbo Ter, passa logo a assumir outro significado, ter coragem ou ousadia para..., que assentaria de forma perfeita na frase que utilizo, de imediato, para melhor exemplificar: - “Um homem tem que ter os tomates no seu lugar para ser respeitado”...

Era assim antes, hoje, tudo isto se alterou e podemos ter homens sem tomates, mulheres com tomates enormes e até alguns entes sem, nem uma coisa nem outra. Vivem-se tempos novos e muito desafiantes; para agravar a situação, com a complexidade da língua portuguesa a utilização de frases ou alegorias deste tipo, pode dar origem a interpretações curiosas e até perigosas na sua conjugação.

Aquilo que pretendo de forma simples, é demonstrar que, uma coisa, pode nalguns casos, ter a ver com a outra.

Ocorreram-me estes pensamentos, porque no dia 15/12/2022 li uma entrevista do Dr. Sérgio Gonçalves a este matutino, acerca da aprovação do orçamento regional, com chamada à primeira página em grande título - PS ACUSA GOVERNO DE EMPREGAR 900 “BOYS”.

Fiquei entusiasmadíssimo e pensei para os meus botões, finalmente, temos um Líder no PS Madeira que é afirmativo com a sua “agricultura” e tem a integridade de chamar os seus correligionários do PS nacional, à atenção e à razão. Entretanto, aberto o Diário na página 7 que grande balde de água fria, que enorme decepção, afinal era do Governo Regional que se tratava. O que na gíria se condensa na frase: ...”Afinal, a montanha pariu um rato”...!

Condescendo, fiquei informado e obviamente triste porque esperava que o Governo da Madeira, onde até tenho alguns Amigos, no caso de esta afirmação estar correcta, tivesse outra postura e comportamento; mas, já em Março de 2019 segundo um artigo no Jornal Económico de Inês Pinto Miguel e de Joana Almeida, descreviam exaustivamente, à época, relações familiares no Governo nacional que envolviam 50 pessoas e 20 famílias.

Hoje, a nível nacional são muitas mais e então se formos aos Boys and Girls, são resmas, camiões, comboios, “barcos”, cheios, enfim o que se queira utilizar, para dar o devido realce a este escândalo e vergonha.

Então e voltando aos factos em apreço, da parte do PS-Madeira, nunca ouvimos uma pequena referência, um queixume, um gemidinho, enfim uma palavrinha...(petite parole), criticam-se os vizinhos, sem olhar ou cuidar do que temos em casa... Afinal, que diabo de coerência é esta? E a tal integridade onde está? “Shame on you”...!

Confesso que em termos políticos sou meio ignorantão, mas, em bom madeirense e já que estamos falando de faltas de Ética, de seriedade ou até de honestidade, na imprensa quase diariamente, são escândalos e vergonhas umas atrás das outras e a grande maioria traz, associada aos autores, a conotação “socialista”. Têm sido muitos e muitas e seguidos.

Vejamos e não querendo ser exaustivo, só recentemente, entre muitos outros o Secretário Adjunto Miguel Alves, o ex-Ministro Pinho (o dos chifres), até aquela “pequena” grega eurodeputada, e ex-Vice-Presidente do Parlamento europeu de nome Eva Kaili, a multifacetada e pluridisciplinar Alexandra Reis, sim a dos 500.000, também a ex-futura Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, porque tinha as contas excessivamente “adubadas”, como vemos, todos acompanhados da ligação respectiva ao socialismo e ao dinheiro (em inglês money).

Já agora que falamos nisto e só para encerrar o assunto, dos Boys and Girls, por coincidência até há alguns meses atrás, não é que a Directora Jurídica da TAP era Stephanie Sá Silva, mulher do Ministro Medina e filha do ex-Ministro da Agricultura Jaime Silva…

Se não fosse, que tenho alguns Amigos e muitas pessoas que prezo e respeito no PS, tanto nacional como regional e dada a minha confessada ignorância relativamente ao assunto, poderia ser levado a pensar, quiçá exageradamente, que isto de amigos que dão ou “emprestam verbas significativas”, mais dinheiros para cá, indeminizações justas, ou sacas de notas para lá, faz parte da ideologia socialista ou do respectivo ideário. Quero acreditar que não!

Termino e pela consideração que me merece e vendo que está empenhado nas próximas eleições, por lhe falar numa linguagem empresarial, que ambos entendemos.

Na minha opinião, terá urgentemente que fazer uma revisão da sua VISÃO ESTRATÉGICA (como sabemos, esta é determinante para que a liderança e todos os colaboradores e outros envolvidos saiba exactamente onde querem chegar e o que precisam fazer para isso) digamos que, planear melhor no presente para poder ter sucesso no futuro.

O POSICIONAMENTO, que é fulcral, exige uma grande alteração, ou seja, um modelo adulto, disruptivo, isento e autónomo, sem ser seguidista e conformista com as ordens e disciplinas das cúpulas nacionais, menos “agachado” e envergonhado e mais “entesado” e liderante. Em suma, AUTONOMISTA.

Lembraria, o Dr. Alberto João que ganhou eleições durante décadas, mesmo e como humano que é, com todos os seus defeitos, tanto no que diz respeito a INTEGRIDADE, como na parte dos TOMATES, foi reconhecidamente um exemplo de Líder.

Quando se tratava da Madeira, ele ia com tudo, viessem os “istas “ que viessem, fossem socialistas, comunistas, centristas e até do seu (dele) partido social-democrata (lembro-lhe o episódio do Sr. Silva...). O Homem mostrou, reiteradamente e sempre que necessário que a Madeira era o seu partido. Ele não tinha, apenas, tomates. Ele era OS TOMATES!

E sabe, tanta gente ainda não percebeu que os madeirenses se revêm nisso!!! Por isso, teve, tem e terá sempre todo o meu respeito.

Votos de Bom Ano!

P.S. – Ouvi a dissertação natalícia de António Costa, em que o homem falou 7 vezes em Confiança, e afirmou que vamos no pelotão da frente liderando, em termos europeus, fiquei corado e envergonhado, a chamada vergonha alheia. E vocês?

Fez-me lembrar quando era miúdo, nos filmes de cowboys em que aparecia, normalmente, um charlatão a vender um elixir aos carecas para crescer o cabelo… E o que é facto, é que além dos carecas, mesmo muitos que tinham cabelo também compravam…!