Madeira

Serviço de Emergência Médica Regional certificado pela Direcção-Geral de Saúde

None

O Serviço de Emergência Médica Regional - SEMER recebeu a certificação nacional atribuída pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), com classificação de 'Bom'.

Com vista a uma progressiva melhoria do serviço prestado, com uma actuação o mais precoce e eficiente possível, a Coordenação do SEMER solicitou ao Conselho Diretivo do SRPC, IP-RAM a adopção do Modelo de Acreditação para a Qualidade da ACSA.

O nível 'Bom' agora conquistado, representa a atribuição inicial conferida a qualquer organização que conclui de forma exemplar a primeira etapa deste longo processo.

Realizado o processo de certificação em conformidade com o manual supracitado, o Comité de Certificação do Departamento da Qualidade da Direção Geral de Saúde, concedeu a certificação ao SEMER, reconhecendo, desta forma, que os cuidados de saúde prestados na Região, em ambiente pré-hospitalar, estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de Urgência/Emergência, em consonância com a estratégia Nacional para os Cuidados de Saúde.

O nosso objectivo passa por consolidar e alavancar a nossa actuação, no sentido de, progressivamente, ir cumprindo com todos os requisitos necessários para garantir a obtenção do desejado nível de 'Excelência'. Estamos convictos que, este é o caminho a seguir, pois desta forma, estaremos a proporcionar à nossa população, os mais elevados padrões de cuidados de saúde, motivo de orgulho para todos nós. Coordenação do Serviço de Emergência Médica Regional

Mais sobre o Serviço de Emergência Médica Regional - SEMER:

O SEMER tem como missão operacionalizar as actividades de emergência médica na Região, nomeadamente, no que diz respeito ao sistema de socorro pré-hospitalar, seguindo o plano estratégico definido pelo Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM.

No SEMER integra a Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida (EMIR) e a Equipa do Sistema de Triagem e Aconselhamento Telefónico do Centro Integrado de Comunicações (STAT-CIC), sendo que estes profissionais orientam o seu desempenho com base na competência técnico-científica, no compromisso com a melhoria contínua, na transparência, responsabilidade, integridade, honestidade, verdade, diálogo, justiça, lealdade e respeito pela diversidade e direitos humanos a todos os níveis.

O SEMER visa uma progressiva melhoria do serviço prestado, expresso na cobertura do maior número possível de eventos e numa actuação o mais precoce e eficiente possível, de forma a permitir resgatar o maior número de vítimas para a vida ativa.