Desporto

Martínez "entusiasmado" com talento à disposição e quer "sonhar alto"

None
Foto Pedro Rocha / Global Imagens

O novo selecionador de Portugal de futebol, Roberto Martínez, manifestou-se hoje "muito entusiasmado" por liderar "uma das equipas mais talentosas do mundo", que tem de "sonhar alto" em todas as competições em que participe.

"Estou muito entusiasmado por estar aqui, por representar uma das seleções com mais talento no mundo. Desde que falei com o presidente [Fernando Gomes] pela primeira vez, percebi que era um projeto muito entusiasmante, que gerava grandes expectativas e grandes objetivo", afirmou o técnico, em conferência de imprensa, após ter firmado contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até 2026.

Martínez, de 49 anos, que liderou a seleção da Bélgica entre agosto de 2016 e o Mundial2022, assumiu que "logo no primeiro contacto com a FPF ficou clara a intenção" das duas partes: "Acredito no projeto, acredito na qualidade e no valor do jogador português, e acredito que poderemos crescer juntos".

Poucos instantes após o presidente da FPF, Fernando Gomes, dizer que Portugal tem de estar sempre presente nas decisões das grandes competições, ou seja "atingir, pelo menos, as meias-finais", o sucessor de Fernando Santos mostrou-se ambicioso, ainda que colocando alguma 'água na fervura'.

"O nosso objetivo é sonhar alto, mas, primeiro, o selecionador tem de entender o processo. Se Portugal não se classificar para um Europeu ou para um Mundial, não poderá ganhar nem um Europeu nem um Mundial. Temos de ir passo a passo, desde já começando com os jogos de qualificação para o Euro2024, em março. Esta equipa tem de representar o povo português", disse.

Portugal inicia em março a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, com dois jogos para o Grupo J, diante de Liechtenstein e Luxemburgo, nos dias 23 e 26 desse mês, respetivamente.

O antigo treinador de Swansea, Wigan e Everton referiu que o conjunto luso "sempre foi competitivo e sabe competir", pelo que, considera, "esse será o ponto de partida" deste novo ciclo.

"Temos continuar a ser assim, competitivos. Nunca podemos perder a competitividade. Temos de trabalhar como um clube. Eu gosto de trabalhar dessa forma. Trabalhar como um todo, com as seleções de formação. Os conceitos entre escalões têm de ser muito claros", revelou.

Por outro lado, Roberto Martínez, o terceiro estrangeiro na seleção lusa depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari, fez questão de recordar o antecessor, Fernando Santos, elogiando o trabalho realizado desde 2014 e que ajudou a "construir as bases" da atual seleção.

"É mais fácil suceder a um grande selecionador, porque podemos aproveitar todo o trabalho que foi feito. Todos os treinadores trabalham de forma diferente. Não posso deixar de agradecer a Fernando Santos, por todo o grande trabalho que fez e pelas bases que deixou na seleção", afirmou.

De acordo com o próprio Martínez, a equipa técnica da seleção nacional "ficará definida nos próximos dias", mas uma coisa é certa: "Gostaria de ter um adjunto português, que tenha tido uma carreira internacional, que tenha sido jogador da seleção e que nos permita acelerar a compreensão do que é o futebol português".

O espanhol levou a Bélgica ao pódio no Campeonato do Mundo de 2018, ao qual chegou como líder do ranking da FIFA - comandou esta hierarquia entre 25 de outubro de 2018 e 10 de fevereiro de 2022.

No Mundial disputado na Rússia, os 'diabos vermelhos' foram eliminados nas meias-finais pela França, que viria a sagrar-se campeã, tendo batido a Inglaterra no jogo de atribuição do terceiro lugar.

No Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, a seleção belga foi afastada nos quartos de final por aquela que viria a sagrar-se campeã, a Itália, depois de ter eliminado Portugal nos oitavos de final, num jogo decidido com um golo de Thorgan Hazard.

Antes de chegar à seleção belga, Martínez treinou Swansea, Wigan e Everton, em Inglaterra, e sucede na equipa das 'quinas' a Fernando Santos, que deixou o cargo depois da eliminação de Portugal nos quartos de final do Mundial2022, frente a Marrocos (1-0).

Ao serviço do Swansea conquistou a League One, terceira divisão do futebol inglês, em 2007/08, e venceu a Taça de Inglaterra pelo Wigan, em 2012/13.

Fernando Santos, que liderava a seleção portuguesa desde 2014, saiu em 15 de dezembro de 2022, depois de dar os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro2016 e da Liga das Nações de 2019.