País

PR considera que situação no Ministério da Agricultura é "questão ultrapassada"

Tomada de posse dos novos ministros XXIII Governo Constitucional, a 4 de Janeiro de 2022.
Tomada de posse dos novos ministros XXIII Governo Constitucional, a 4 de Janeiro de 2022.
, Foto Leonardo Negrão / Global Imagens

O Presidente da República considerou hoje, questionado sobre a situação da ministra da Agricultura na sequência da demissão da secretária de Estado Carla Alves, que essa "é uma questão ultrapassada".

Em declarações aos jornalistas, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, questionado se a ministra Maria do Céu Antunes tem condições para se manter em funções ou está politicamente limitada, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Quanto ao ponto específico que me pergunta, eu penso que é uma questão ultrapassada".

"A senhora secretária de Estado [da Agricultura] entendeu que havia razões políticas que justificavam o pedido de exoneração do cargo, pediu. Portanto esse é um juízo que só cada qual pode fazer", disse, referindo que cada governante pode fazer esse juízo "a qualquer momento: quando entra, durante o exercício".

Interrogado sobre como avalia a situação da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o chefe de Estado deu a mesma resposta: "Essa matéria, é uma matéria ultrapassada, rigorosamente. A senhora secretária de Estado pediu a exoneração da função".

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que "verdadeiramente juiz decisivo daquilo que é o seu futuro político é cada membro do Governo".

"Cada membro do Governo, em cada momento, é livre de fazer a sua apreciação: eu tenho mais condições positivas ou mais limitações por natureza negativas para o exercício da função? Isso é uma decisão livre. Aqui foi da senhora secretária de Estado, não foi da ministra", acrescentou.