Desporto

FPF lamenta morte do antigo avançado italiano Gianluca Vialli

None

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou hoje a morte do antigo avançado Gianluca Vialli, aos 58 anos, que ao serviço da seleção italiana defrontou Portugal em três ocasiões.

"O presidente Fernando Gomes e a Federação Portuguesa de Futebol manifestam o seu pesar pela morte de tão ilustre figura do futebol mundial", refere o organismo em comunicado.

Antigos jogadores do Marítimo lembram Gianluca Vialli

Segundo a FPF, Vialli, que disputou 59 jogos com a camisola de Itália, defrontou Portugal "em dois jogos correspondentes à fase de qualificação para o Euro88", que a seleção lusa perdeu por 1-0 e 3-0, e num torneio disputado no Canadá (0-0).

Gianluca Vialli notabilizou-se como jogador ao serviço da Cremonese, Sampdoria, Juventus e Chelsea, terminando a carreira ao serviço do clube londrino em 1999, onde desempenhou também as funções de treinador.

O antigo avançado, que morreu em consequência de um cancro no pâncreas, conquistou ao serviço dos vários clubes que representou uma Taça dos Campeões, uma Taça UEFA, duas Taças das Taças e uma Supertaça europeia.

Vialli, que há menos de um mês deixou o cargo de chefe de delegação da seleção nacional, foi duas vezes campeão italiano, ganhou quatro Taças de Itália, duas Taças de Inglaterra e uma Taça da Liga inglesa.