A Guerra Mundo

Teerão convoca diplomata ucraniano após comentários sobre ataques com 'drones'

None

O Irão convocou hoje o encarregado de negócios ucraniano em Teerão após um assessor da Presidência da Ucrânia ter feito comentários sobre o ataque com 'drones' a um complexo militar iraniano em Isfahan (centro), indicou hoje fonte oficial.

Teerão criticou o facto de Mykhailo Podoliak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter mencionado numa publicação na rede social Twitter um ataque a um complexo militar na província de Isfahan na noite de sábado e um incêndio num motor de uma refinaria de petróleo estatal no norte, "sem que se possa fazer qualquer ligação entre os dois incidentes".

"Uma noite explosiva no Irão -- produção de 'drones' [aparelhos voadores não tripulados] e mísseis, refinarias de petróleo", publicou o conselheiro ucraniano. 

"A Ucrânia avisou", acrescentou, defendendo que "a lógica da guerra [...] leva a que os atacantes e cúmplices paguem por isso".

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano considerou as declarações de Podoliak como "estranhas e tendenciosas" e exigiu "uma explicação oficial e imediata do Governo ucraniano".

Kiev e aliados ocidentais acusam o Irão de fornecer 'drones' à Rússia para apoiar a guerra na Ucrânia, alegação rejeitada por Teerão.