Artigos

Presidente do GR dá razão ao JPP

Ao contrário do que tem vindo a afirmar o Secretário Regional de Educação, durante os últimos 4 anos, o presidente do Governo Regional veio, recentemente, dar razão ao JPP ao dizer que “não é aceitável que um professor que dá aulas há 10 ou 15 anos, continue sem saber o seu futuro” - palavras que dizem o mesmo que diz o JPP há anos! - e por isso o Governo Regional vai avançar com uma vinculação extraordinária de todos os professores em situação precária. Será que esta afirmação quer dizer que a Secretaria Regional de Educação vai proceder à vinculação das mais de 3 centenas de docentes contratados há vários anos e que são indispensáveis ao sistema educativo e de ensino regional? Vamos aguardar para ver!

No entanto, esta é uma medida que o partido Juntos Pelo Povo, por via do seu Grupo Parlamentar, já defende há anos! Se existem docentes contratados há 10 e 15 anos, e até mais, é porque eles são indispensáveis ao sistema educativo regional! Porque é que só agora o Sr. Presidente do Governo Regional chegou a essa conclusão? Porque razão só agora se fez “luz” no executivo madeirense? Durante anos o Sr. Secretário Regional de Educação e o Grupo parlamentar do PSD - e desde 2019 com o apoio do CDS - sempre defenderam que não era preciso vincular os docentes contratados após 3 anos consecutivos de contrato, porque a tendência era a redução do número de alunos nas escolas e consequentemente a redução do número de professores/docentes nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira? Verdade, é que por causa dessa “teimosia” da coligação PSD/CDS, foram penalizados muitos docentes em situação de contratados há muitos anos!

Mas qual foi a “luz” que iluminou as “mentes governativas”? Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em 2023. Aqui está a resposta: O Governo Regional e toda a coligação estão a governar a pensar nas eleições regionais! Não governam a pensar na ajuda para melhorar a qualidade de vida das pessoas - neste caso em particular dos professores e educadores - mas sim a pensar nos momentos eleitorais! Está aberta a caça ao voto!

Uma outra justificação da coligação PSD/CDS (e do Secretário Regional de Educação) para não aprovar as propostas do JPP para vinculação dos docentes após 3 anos de contratos consecutivos, foi porque “estão muitos docentes destacados e na eventualidade de regressarem às escolas teriam de existir horários disponíveis para esses e docentes”. Curioso que agora, com esta vinculação extraordinária, essa questão já não se coloca?! Vergonha!!!

Uma outra “luz” que iluminou o Sr. Presidente do Governo para tomar esta decisão, foi o facto do Governo da República ter prometido a vinculação dos professores após 3 anos de contratos consecutivos! Aquilo que o Governo Regional sempre recusou! E que o CDS defendia antes de entrar para o Governo, mas depois esqueceu-se e “meteu na gaveta” tudo o que defendia em relação aos professores!

Em síntese e para memorizar: a coligação PSD/CDS governa em função dos seus interesses egoístas e, escandalosamente, em função dos atos eleitorais!