Madeira

"Laurissilva mantém o seu bom estado" mesmo com estradas

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

"A Laurissilva mantém o seu bom estado quer de um lado quer do outro" mesmo com estradas, defende a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.

Aquando da sua visita à zona de Lazer do Chão dos Louros, a secretária referiu que esta área é um exemplo de como as estradas não afectam a floresta.

Esta zona está no meio da Laurissilva, é uma zona que é atravessada por uma estrada desde a Encumeada até a Foz de São Vicente. Uma estrada que existe há muitas dezenas de anos. Susana Prada, secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Relativamente à estrada das Ginjas, a secretária não vê razão "para tanta preocupação".

Não vemos razão para tanta preocupação, uma vez que temos o exemplo aqui ao lado, no mesmo município, de uma estrada que existe há já 80 anos, que esta sim foi aberta na altura. O que se verifica actualmente é que quer de um lado quer do outro, a Laurissilva mantém o bom estado de conservação.  Susana Prada, secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Neste caso, a estrada não será asfaltada, mas sim empedrada, tal como explicou Susana Prada: "Não vamos abrir nada, vamos apenas empedrar, vamos pavimentar com basalto que é como se fazia antigamente nos caminhos antigos, que continua a ser permeável, mas que por outro lado, e porque o caminho é muito inclinado, vai ter valetas para o escoamento das águas e vamos limpar as invasoras que entretanto entraram".

No que concerne às aves e animais da floresta, a secretária assevera que vai influenciar "tanto quanto afectou aqui [Chão dos Louros]. O estudo de impacto ambiental que foi feito mostra que os impactos não são significativos", conclui.