Madeira

"A perspectiva é que a taxa de inflação desça no 2.º semestre deste ano"

Governante mostra-se confiante num "ano importante" para a economia e turismo regional

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, mostra-se confiante para este ano novo, apesar de salientar que neste momento " as perspectivas são difíceis de fazer", face aos factores externos, como a Guerra da Ucrânia e os preços da energia.

No entanto, o chefe do Executivo não deixa de referir que será um "ano importante" para a economia e turismo regional.

"Neste momento, a perspectiva é que a taxa de inflação desça no segundo semestre do ano. Por isso, se conseguirmos aguentar com o fluxo turístico, mantivermos os investimentos que estão a surgir com grande cadência no imobiliário e continuarmos a assegurar os investimentos nas empresas tecnológicas como está acontecer, vamos ter uma ano importante e com alguma resistência da economia regional", destacou o governante.

É muito importante que os empresários continuem a acreditar e a investir, porque só assim é que conseguimos ultrapassar esta situação e mantermos os índices de crescimento e sobretudo de empregabilidade. Neste momento, estamos com mais de 120 mil pessoas empregadas na Região e estamos com um indicie de desemprego que anda à volta dos 6%, algo que não tínhamos desde 2009 Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

Relativamente ao turismo, Miguel Albuquerque mostrou-se satisfeito com os números obtidos nos últimos meses de 2022 e salientou que a entrada de 2023 já está ser igualmente positiva. "Nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro batemos recordes de turismo na Região. E, neste momento, os meses de Janeiro e Fevereiro estão com boas perspectivas e partir de Abril já temos também muitas marcações para a Festa da Flor", frisou.