Madeira

Homenagem aos bombeiros que morreram num incêndio há 24 anos na Ribeira Brava

None

Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta de Sol homenagearam, esta manhã, os dois colegas que morreram há 24 anos num incêndio florestal na Ribeira Brava. 

No local do incêndio que aconteceu em 1998 a corporação depositou um ramo de flores e, numa publicação nas suas redes sociais, assinalou o momento e recordou "o companheirismo, o profissionalismo, a amizade e a alegria" que os dois bombeiros partilharam com todos aqueles com quem trabalharam e conviveram.

Em memória de todos os bombeiros que perderam as suas vidas em prol de um mundo melhor, ajudando o próximo. Um sentido pesar em especial aos dois Bombeiros do Corpo de Bombeiros Misto da Ribeira Brava e Ponta do Sol, José Manuel Macedo Branco e José Carlos Sousa Fernandes que perderam as suas vidas em 1998, há 24 anos num incêndio que ficará marcado para sempre na nossa memória.

Conforme é possível recordar nas edições impressas do DIÁRIO da época, o incêndio florestal deu-se na zona da Pousada dos Vinháticos, entre a Serra d'Água e a Encumeada e, para além destas duas mortes, também deixou outro bombeiros ferido. 

Segundo é dito na notícia de 9 de Setembro de 1998, tudo indica que no dia anterior os bombeiros se encontravam no cimo da encosta onde as labaredas, alegadamente ajudadas pelo vento, surpreenderam os três elementos dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava: "O José Manuel Macedo Branco, de 2.ª classe, que foi residente ao sítio do Moreno, Ribeira Brava, o qual viria a dar entrada já cadáver no Centro de Saúde daquela vila; José Carlos Sousa Fernandes, morador ao Lombo do Furado, na mesma freguesia, cujo estado clínico inspira cuidados e o José Duarte que, segundo nos informaram, apenas sofreu ferimentos ou queimaduras num pé".

No entanto, o bombeiro José Carlos Fernandes veio a falecer cerca de 15 dias depois do incêndio, na sequência das queimaduras de 3° grau que sofreu em mais de 70% do corpo.