Madeira

Câmara da Ponta do Sol imputa responsabilidade do transporte dos alunos à Secretária da Educação

None

Num comunicado enviado à redacção, a Câmara Municipal da Ponta do Sol informa que quer que a Secretaria Regional de Educação resolva o problema do acréscimo de transportes dos alunos nas escolas que foram alvo de fusão.

A autarquia revela existir "problemas logísticos, devido à alteração da frequência de deslocações e distâncias, após uma decisão unilateral do organismo do Governo Regional", explica a nota enviada. 

A autarquia informa que teve conhecimento no passado dia 2 e 5 de Setembro sobre a incorporação dos alunos que têm de mudar de estabelecimento de ensino por conta da fusão/encerramento das Escolas do Lombo de São João com a do Lombo dos Canhas e da Escola do Vale e Cova do Pico com a Escola do Carvalhal." Câmara Municipal da Ponta do Sol.

Esta decisão faz com que exista um acréscimo de mais dois transportes escolares a serem efectuados pela edilidade,  uma vez que o serviço público de transportes não comporta esta situação.

Assim, a autarquia vê aumentar o número de deslocações, as distâncias e a frequência de viagens entre escolas, situação que provoca constrangimentos a todos os níveis." Câmara Municipal da Ponta do Sol.

"A Secretaria Regional de Educação decide, sozinha, que vai encerrar ou fundir escolas sem consultar a Câmara Municipal, nem acautelar, atempadamente, estas e outras situações que resultam desta decisão”, disse o vice-presidente Sidónio Pestana.

Esta é uma situação que classificou como "imprudente", justificando que "nestes moldes, muitas crianças terão de acordar muito mais cedo e, ao fim do dia, terão de regressar muito mais tarde a casa, ficando muito mais tempo à espera do transporte na escola".

Quem justificou a fusão com base ‘no pedagogicamente melhor’ para os alunos, esqueceu que tal decisão irá fazer com estes jovens passem mais de 12 horas fora de casa à conta desta alteração. Para além de criar constrangimentos no transporte que a Câmara assegura para outras actividades extracurriculares irá também criar muitos problemas às famílias destas crianças." Sidónio Pestana.

A concluir o vice-presidente informa que foi enviado um ofício à referida secretaria com as imputações. "Esta situação não foi devidamente acautelada, pelo que exigimos que a Secretaria Regional de Educação assuma responsabilidades na resolução deste problema, em prol do bem-estar dos alunos afectados", remata.