A Guerra Mundo

Último reactor a operar na central nuclear de Zaporijia foi desligado

None
Foto EPA

O último reator em funcionamento na central nuclear ucraniana de Zaporijia, a maior da Europa e ocupada pelas forças russas, foi hoje desligado da rede, disse a operadora estatal ucraniana Energoatom.

"O reator número seis foi desligado e desconectado da rede", disse a Energoatom na rede social Telegram, alegando um incêndio "que ocorreu por causa de um bombardeamento" e danificou uma linha de energia que liga esta central à rede ucraniana.

Este reator foi o único a operar entre as seis unidades desta central.

No sábado, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), cujos especialistas estão no local, já tinha anunciado o desligar do reator número cinco, também devido ao dano a uma linha de energia após um bombardeamento.

Os outros quatro reatores em Zaporijia estão desligados há várias semanas.

Este mais recente incidente ocorre após uma visita na sexta-feira de uma delegação da AIEA à central, que é motivo de discórdia entre Kiev e Moscovo e cujo local foi bombardeado várias vezes, aumentando o receio de um desastre nuclear.

Durante várias semanas, russos e ucranianos acusaram-se mutuamente por esses bombardeamentos.

Com seis reatores com capacidade de 1.000 megawatts cada um, esta central caiu nas mãos das tropas russas em março, logo após o início da invasão da Ucrânia.