País

2.ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva aberta a candidaturas

Iniciativa da INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Clube de Jornalistas

Foto Arquivo/Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Foto Arquivo/Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Porque acreditam que "a Verdade e a Excelência do jornalismo devem ser celebradas todos os dias, a INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Clube de Jornalistas, apresenta a 2.ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva", natural da Madeira, distinção que "presta uma homenagem a uma figura ímpar da história do jornalismo nacional", anuncia a organização.

"Tem como principal objetivo a distinção de trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, publicados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021, num meio de comunicação regional ou nacional. A peça vencedora será premiada com uma bolsa de investigação no valor de cinco mil euros", frisam.

"A defesa da língua e da cultura portuguesas e a construção de uma sociedade livre e informada, são para a INCM, valores fundamentais que têm sido preservados ao longo dos vários séculos da sua atividade. O Prémio Vicente Jorge Silva, além de homenagear uma figura incontornável do jornalismo português, é a representação de uma missão maior que transporta o legado do passado para as gerações futuras", referem Dora Moita e Alcides Gama, do Conselho de Administração da INCM.

O júri é composto por cinco personalidades de reconhecido mérito ligadas ao jornalismo, três elementos permanentes e dois a nomear em cada edição do prémio. O júri permanente é composto por Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, Manuel Carvalho, diretor do jornal PÚBLICO, e João Vieira Pereira, diretor do jornal EXPRESSO. Nesta 2.ª edição, os dois elementos de júri nomeados são Francisco Belard, vice-presidente do Clube de Jornalistas, e Luísa Meireles, diretora de Informação da Agência Lusa.

Cada profissional pode apresentar até dois trabalhos, como autor ou como coautor. Podem concorrer jornalistas, qualquer que seja a sua nacionalidade, desde que titulares de Carteira Profissional, de Cartão equiparado a jornalista, de Cartão de correspondente estrangeiro ou de Título Provisório de Estagiário em Portugal.

As candidaturas devem ser submetidas online até 30 de setembro de 2022, em premiovicentejorgesilva.pt.