Madeira

Madeira terá exame PET Scan para detectar cancro a partir do próximo ano

Promessa foi deixada por Pedro Ramos na despedida de 'Um Dia Pela Vida'; Liga ganha também delegação na Calheta

None

"Já a partir do próximo ano", será possível realizar na Região Autónoma da Madeira o exame PET Scan, que permite identificar precocemente o cancro ou analisar a evolução de um tumor.

A promessa foi deixada pelo secretário regional da Saúde, no encerramento do projecto 'Um Dia Pela Vida', que decorreu, ontem ao final da tarde, na Calheta.

"As condições de tratamento da doença oncológica na Madeira e o investimento da saúde nesta área continuarão a ser uma realidade, assim como a formação dos profissionais de saúde", afirmou Pedro Ramos, que participou na sessão em representação do presidente do Governo Regional.

A título de exemplo desta aposta na oncologia o governante referiu também a nova consulta de risco familiar do cancro.

Estreito da Calheta sede da nova delegação da Liga

Outra boa notícia deixada na despedida do projecto 'Um Dia Pela Vida' foi a cedência, por parte do município da Calheta, de um espaço (localizado na freguesia do Estreito) para a futura delegação do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o Cancro (NRM-LPCC) naquele concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Teles, respondia, assim, a um desafio lançado, minutos antes, por Ricardo Sousa.

Para o presidente do NRM-LPCC esta "é uma forma de dar continuidade àquilo que foi feito durante os três meses do projecto naquele concelho e de se manter uma maior proximidade com os doentes oncológicos da Calheta". 

O encerramento do Projeto ‘Um Dia Pela Vida’ conta com um conjunto de actividades ao longo de 24 horas, tendo por lema ‘Celebrar, Recordar e Lutar’, terminando esta tarde, pelas 18 horas.