Madeira

Hoje há Cimeira Insular e Congresso Internacional de Engenharia da Madeira

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta quarta-feira, 14 de Setembro, Dia da Ecologia e Dia Mundial da Dermatite Atópica

None

Confira as iniciativas que marcam o ducentésimo quinquagésimo sétimo do ano. Faltam 108 dias para o final de 2022

INICIATIVAS REGIONAIS

9h00 às 20h00 - Congresso Internacional de Engenharia da Madeira, com o tema ‘Compêndio de Especialidades’, com a presença de Pedro Fino e Pedro Brás, a decorrer no Auditório do Centro Cultural John dos Passos, na Ponta de Sol
                      17h30 - Sessão de encerramento com a presença de Célia Pessegueiro e José Francisco da Costa Gil;

10h00 - Carlos Teles recebe atletas do CDR Prazeres medalhados no Campeonato Europeu de Patinagem, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta;

11h30 - Cimeira Insular:
          -Visita à Casa dos Açores;
          -Visita à loja 'Queijaria da Avó', com a presença de Miguel Albuquerque;
          - Partida para os Açores;

15h00 - Inauguração do novo espaço - Clínica AVASAD com a presença de Pedro Calado;

17h00 - Conferência de imprensa do evento MARIOFA - Festival de Marionetas e outras formas animadas com a presença de Pedro Calado, Sandra Nóbrega e Andreia Baptista, no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias;

18h00 - Actuação de Andrei L-Man, com um recital de piano e tributo a George Gershwin, no MAMMA Museu;

20h00 às 23h59 - Apresentação do FC Caniçal, no Largo de São Bernardo (à frente à Igreja Velha):
                  19h30 - Início da cerimónia;
                  21h00 - Discurso do presidente da Comissão Administrativa de Gestão (CF Caniçal);
                   21h10 - Apresentação das equipas técnicas do CF Caniçal;
                  21h30 - Apresentação da equipa sénior;
                  23h59 - Encerramento da cerimónia;

Aniversário de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos;

Rastreio à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, na Junta de Freguesia de São Martinho; 

EFEMÉRIDES

1523 - Morre Adriano VI, ano e meio depois de ter sido nomeado o último Papa não italiano até João Paulo II. Tinha 64 anos.

1891 - John Heath entra para a história do futebol ao marcar o primeiro penálti de sempre, no jogo da Taça de Inglaterra em que o Wolverhampton vence o Accrington por 5-0.

1901 - Theodore Roosevelt assume a Presidência dos EUA.

1930 - O Partido Nacional-Sindicalista, na base do Nacional-socialismo de Adolf Hitler, passa a segundo maior movimento político alemão, nas eleições gerais.

1948 - Começa a construção do edifício das Nações Unidas em Nova Iorque.

1960 - A OPEP, Organização de Países Exportadores de Petróleo, é criada em Bagdade.

1976 - Portugal reata relações diplomáticas com Cuba.

1978 - O programa do Governo de Nobre da Costa, o III Constitucional, é recusado na Assembleia da República pelo PS e pelo CDS.

1982 - Morre Grace Kelly, princesa do Mónaco, antiga atriz de cinema. Tinha 52 anos.

1985 - É apresentado à imprensa o novo Estádio da Luz, com capacidade para 120.000 pessoas.

1991 - O cineasta Manoel de Oliveira recebe o Prémio Especial do júri do Festival de Cinema de Veneza, pelo filme "A Divina Comédia".

1992 - O escritor português Miguel Torga recebe o prémio literário francês Ecureuil, do Salão do Livro de Bordéus.

1994 - É lançado o concurso público para a gestão do Hospital Amadora Sintra, o primeiro entregue ao controlo de privados em Portugal.

1996 - Realizam-se as primeiras eleições na Bósnia-Herzegovina, após a guerra.

1999 - O Conselho de Segurança da ONU aprova o envio da força multinacional de paz para Timor-Leste, liderada pela Austrália.

2003 - Golpe de Estado na Guiné-Bissau. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Veríssimo Correia Seabra, lidera o derrube do Governo de Kumba Ialá.
          - Os suecos recusam a adesão ao euro, em referendo, com 56,8% dos votos.
          - Morre, aos 55 anos, Vítor Damas, antigo guarda-redes do Sporting e da Seleção Portuguesa de Futebol.

2005 - Cimeira da ONU, em Nova Iorque. Declaração final para a reforma da instituição é aprovada pelos representantes máximos de 170 nações.
          - Morre, com 91 anos, Robert Wise, cineasta norte-americano, realizador de "West Side Story" e "Música no Coração".

2006 - A União Astronómica Mundial dá o nome Eris, o da deusa grega da discórdia, ao planeta-anão que levou à exclusão de Plutão da lista de planetas do sistema solar.

2007 - Crise na Europa: O banco Northern Rock pede ajuda ao Banco de Inglaterra. Ocorre a primeira corrida bancária no Reino Unido em 150 anos. O banco é nacionalizado em fevereiro do ano seguinte.

2009 - É publicado em Diário da República o decreto-lei que classifica como bem de interesse nacional o espólio documental do poeta Fernando Pessoa.

2010 - Toma posse a primeira ministra da Austrália, Julia Gillard, primeira mulher eleita a assumir a chefia de um Governo australiano.
         - O Parlamento francês aprova definitivamente, com o voto do Senado, o projetco de lei que interdita o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, a entrar em vigor na primavera de 2011.
        - Morre o violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus. Tinha 45 anos.

2012 - O Eurogrupo reúne-se, em Nicósia, Chipre, e alcança o acordo político para a transferência da 6.ª tranche do programa de assistência financeira a Portugal.

2014 - O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) sagra-se vencedor da 69.ª Volta a Espanha em bicicleta, tornando-se, a par do compatriota Roberto Heras e do suíço Tony Rominger, recordista de vitórias da prova.

2015 - As ondas gravitacionais, cuja existência o físico Einstein apontou há um século na sua Teoria da Relatividade, são pela primeira vez detectadas de forma directa.
        - Morre, aos 81 anos, Iuri Afanassiev, historiador russo, um dos principais ideólogos da 'perestroika'.

2016 - O Ministério Público Federal do Brasil acusa o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua mulher, Marisa Letícia, e outras seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato por irregularidades num imóvel no Guarujá.

2017 - O Presidente do Brasil, Michel Temer, é constituído arguido por suspeita de praticar crimes de obstrução à justiça e participação em organização criminosa.
        - A Caixa Económica Montepio Geral passa a ser uma sociedade anónima, um passo decisivo para que seja possível a entrada de outras instituições da economia social no capital do banco.

2018 - A Standard & Poor's sobe de "estável" para "positiva" a perspetiva do 'rating' (notação) da dívida pública portuguesa e mantém a nota em BBB-.

2020 - Morre, aos 78 anos, Joaquim Conceição, jogador de futebol angolano, ao serviço do Vitória de Setúbal conquistou duas taças de Portugal em 1965 e 1967.

2021 - Morre, aos 66 anos, Yuriy Sedykh, atleta russo, bicampeão olímpico do lançamento do martelo, Montreal1976 e Moscovo1980, e vice-campeão olímpico em Seul1988 e campeão mundial em 1991. Detém o recorde mundial do lançamento do martelo desde 1986.

PENSAMENTO DO DIA

Os homens rejeitam os seus profetas e destroem-nos, mas amam os mártires que eles próprios mataram Feodor Dostoievsky (1821-1881), escritor russo.