FC Vaduz: o estreante na Europa do futebol do Listenstaine

Localizado nos Alpes, entre a Áustria e a Suíça, encontra-se o Principado do Listenstaine. Este microestado é um dos mais ricos do planeta, apesar de, a par do Uzbequistão (englobado nesta definição dado que o mar de Aral é uma bacia endorreica, sem ligação superficial a um oceano), se tratar de um país duplamente encravado, isto é, exclusivamente rodeado de outros países sem litoral.

O Fussball Club Vaduz nasceu oficialmente a 14 de fevereiro de 1932. Conhecido pelo recorde de hegemonia mundial numa só competição, já colecionou 48 ceptros de vencedor da Taça Nacional - o último a interromper este domínio foi o USV Eschen/Mauren, em 2012. Inscreveu-se inicialmente na federação austríaca da região de Vorarlberg, trocando para a Federação Suíça ainda no decorrer da década de 30 do século XX.

O Clube dos Príncipes alcançou a promoção à segunda divisão helvética somente em 2001, onde se manteve durante 7 anos, logrando a almejada subida ao escalão máximo do futebol suíço em 2008. Apenas no triénio 2014-2017, o FC Vaduz permaneceu durante mais tempo na Super Liga Suíça, fixando o 8º lugar da época 2015-2016 como a sua melhor classificação de sempre na liga, cuja última participação breve foi em 2020-2021.

Em termos de marcos nas competições europeias, a sua primeira participação deu-se em 1992, na Taça dos Vencedores das Taças, com um pesado agregado frente ao Chornomorets Odessa de 12-1 a ditar o seu afastamento.Apenas em 1996, ultrapassaram a Universidade de Riga, na lotaria das grandes penalidades (4-2), após duplo 1-1, caindo na 1ª ronda no confronto com o finalista vencido desta edição, o Paris Saint-Germain (7-0). A primeira vitória em contexto europeu ocorreu em 2005, na eliminatória com o Longford Town da Irlanda (2 triunfos: 1-0, 3-2). O conjunto do Listenstaine participa atualmente na segunda divisão nacional suíça, numa temporada 2022-2023 que decorre melhor externamente do que internamente.

Na segunda edição da Liga Conferência, o Orgulho do Listenstaine afastou, em partidas a 2 mãos, os favoritos Koper na 2ª pré-eliminatória (2-1, após prolongamento no encontro no Estádio Rheinpark), o Konyaspor (5-3, vitória extraordinária na Turquia por 2-4) e no play-off de acesso o Rapid Viena (2-1). O triunfo histórico na Áustria, graças ao golo de Tunahan Çiçek (médio ofensivo/avançado turco que já marcara ao adversário do seu país de nascimento, na 3ª pré-eliminatória), foi a grande surpresa da prova até agora e o apogeu do FC Vaduz nas competições europeias!

Na última quinta-feira, a capital foi palco de um momento inédito no desporto-rei: o FC Vaduz tornou-se o primeiro clube da quarta nação menor em área na Europa a participar na fase de grupos de uma competição internacional. O nulo obtido no embate contra o Apollon Limassol permitiu arrecadar o primeiro ponto de sempre numa competição europeia por parte de um emblema do Listenstaine, num grupo E onde enfrentará ainda o AZ Alkmaar (que eliminou o Gil Vicente) dos Países Baixos e o Dnipro da Ucrânia.

Luis Enrique Santos