Desporto

FC Porto obrigado a vencer, Sporting e Benfica frente a rivais pelo apuramento

None
Foto Ivan Del Val/Global Imagens

A segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol promete ter um peso 'grande' no futuro das equipas portuguesas na prova, com o FC Porto obrigado a vencer e Sporting e Benfica a defrontarem rivais diretos pelo apuramento.

Depois do desaire com Atlético de Madrid na estreia (2-1), o FC Porto recebe o Club Brugge, num encontro em que só o triunfo poderá normalizar a vida dos campeões nacionais no Grupo B, ainda mais depois dos belgas terem vencido com surpresa o Bayer Leverkusen (1-0) na primeira jornada.

Em Alvalade, o Sporting defronta o Tottenham, favorito a conquistar o Grupo D, enquanto o Benfica tem difícil deslocação a Turim para medir forças com a Juventus, naqueles que são os dois clubes no Grupo H, na teoria, que deverão lutar para fazer companhia ao Paris Saint-Germain na 'viagem' até aos oitavos de final.

Mesmo com triunfo por 3-0 sobre o Desportivo de Chaves na I Liga no sábado, o FC Porto dificilmente ainda terá recuperado em pleno do jogo com o Atlético de Madrid, com Griezmann a fazer o tento do triunfo dos espanhóis aos 90+11 minutos na capital, numa partida em que a equipa de Sérgio Conceição até fez boa exibição.

Além do resultado, os campeões lusos perderam Taremi, que vai falhar o duelo com o Club Brugge devido a castigo, e o internacional português Otávio, ausente durante as próximas semanas por causa de lesão.

Mesmo assim, já cedo na prova, o FC Porto enfrenta uma partida em que está proibido de perder ou até empatar, podendo, se isso acontecer, ficar em má situação na luta pelo apuramento.

Para dificultar a vida dos 'dragões', o Club Brugge surpreendeu na estreia batendo o Bayer Leverkusen, deslocando-se agora a Portugal para confirmar se realmente vai entrar na luta pelo apuramento no grupo.

O FC Porto recebe o campeão belga na terça-feira, no mesmo dia em que o Sporting, com uma crise na zona defensiva, recebe o Tottenham, finalista vencido da 'Champions' em 2018/19, e com um fim de semana de descanso, devido ao luto pela morte da Rainha Isabel II.

A equipa de Rúben Amorim lançou um 'aviso' na primeira jornada, quando bateu o Eintracht Frankfurt (3-0) com total superioridade, naquela que foi a primeira vitória de sempre do clube na Alemanha, mas agora terá pela frente o atual terceiro classificado da Premier League, equipa que tem na frente o inglês Harry Kane, um dos melhores avançados da atualidade.

Em situação normal, contra Kane, Son, Perisic e Richarlison (que 'bisou' na primeira jornada no triunfo sobre o Marselha por 2-0), a tarefa de equipa de Rúben Amorim já seria complicada, mais difícil parece ficar depois de Luís Neto e Gonçalo Inácio terem saído lesionados do embate com o Portimonense (4-0), na I Liga, juntando-se a outro central, o holandês Jeremiah St. Juste.

Ao contrário do FC Porto, mesmo que caia perante o Tottenham, o Sporting continuará com todas as condições de, pelo segundo ano seguido, chegar aos oitavos de final, no que promete ser um dos grupos mais disputados desta fase, embora os londrinos sejam favoritos a assegurarem o primeiro lugar.

Em modo 'vitórias', com 11 em todos os jogos e em todas as provas disputadas esta temporada, na quarta-feira, o Benfica vai a Turim enfrentar o seu maior desafio até agora, encontrando um antigo campeão europeu e equipa que dominou o futebol italiano durante uma década, hegemonia essa que perdeu nos últimos anos.

Após o esperado triunfo sobre o Maccabi Haifa (2-0), na Luz, a equipa do alemão Roger Schmidt terá em Itália um jogo que poderá ter um peso bastante importante nas contas finais do Grupo H, quando o Paris Saint-Germain parece já ter reservado o primeiro lugar pelo seu poderio.

A equipa lisboeta vai entrar em campo já com pontos na prova, enquanto os italianos estarão obrigados a bater os 'encarnados', já que se estrearam com um desaire em Paris, por 2-1.

No Grupo F, o campeão Real Madrid recebe o Leipzig, de André Silva, mas, nesta ronda, as atenções estarão viradas para a Bavária, onde o Bayern Munique recebe o FC Barcelona, no Grupo C, num duelo entre dois 'colossos' do futebol europeu, 'apimentado' pelo polaco Robert Lewandowski.

Após oito temporadas em Munique, a 'ironia do destino' colocou o avançado de 34 anos de regresso ao estádio do Bayern, depois de uma saída que não foi totalmente pacifica.

Destaque ainda para o Manchester City, de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, que recebe o Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, no Grupo G, e o Liverpool, de Diogo Jota e Fábio Carvalho, derrotado na primeira jornada por 4-1 com o Nápoles, a receber o Ajax, de Francisco Conceição, no Grupo A.