Artigos

49 anos a cuidar

Juntaram-se os que hoje fazem parte da Instituição, em diferentes e múltiplas tarefas

A 9 de Setembro de 1973 foi inaugurado o Hospital Distrital do Funchal, pelo Presidente da República Almirante Américo Tomás e pelo Ministro da Saúde e Assistência Dr Baltazar Rebelo de Sousa, por curiosidade, pai do actual Presidente da República.

A obra de 73 estava enquadrada no Plano de cobertura hospitalar do País e até aos dias de hoje, para muitas gerações, é conhecida a distinção “hospital velho” para o Hospital dos Marmeleiros, também chamado “hospital do Monte” e “hospital novo” para o Hospital da Avenida Luís de Camões.

O Hospital Distrital passou depois a Hospital da Cruz de Carvalho. A entidade pública empresarial criada através do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2003/M para agregar a gestão dos cuidados primários e dos cuidados hospitalares, em substituição dos 2 institutos públicos existentes, o Centro Regional de Saúde e o Centro Hospitalar do Funchal, fundou uma nova etapa para a Saúde na Região.

Independentemente da forma jurídica e da evolução da sua denominação, 49 ANOS a CUIDAR só existem pela motivação dos profissionais que escolheram trabalhar no Serviço Público de saúde. Este facto obriga-nos a reflectir como Comunidade no sentido de apoiar as vocações profissionais para a área da saúde, com a grande vantagem de termos na Região disponível a Universidade da Madeira e a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny.

O Serviço Regional de Saúde, desde a primeira hora foi delineado para assumir as três áreas de actuação, hospitalar, cuidados primários e saúde pública, tendo esta assumido mais importância com a pandemia, revelando igualmente a imprescindível articulação com as demais, face ao apoio dos profissionais de saúde, sobretudo da área dos cuidados primários.

Neste 49.º Aniversário foi possível juntar os anteriores secretários regionais com a pasta da saúde, os anteriores presidentes do Conselho de Administração e os dois directores Regionais dos Hospitais, Dr. Manuel Jardim Fernandes e Dr Jorge Luís Araújo. Juntaram-se responsáveis das direcções técnicas anteriores e atuais. Juntaram-se os que hoje fazem parte da Instituição, em diferentes e múltiplas tarefas.

Um dia bonito para celebrar uma Instituição com 49 ANOS A CUIDAR.

O 49.º aniversário foi celebrado em vésperas do arranque da 2.º fase das obras do Novo Hospital. Uma futura “Nova casa” que proporcionará melhores condições de trabalho e melhores condições de formação e sobretudo, melhores condições a quem dos cuidados de saúde precisar.

As Instituições são feitas pelas pessoas e para as pessoas e como tal o grande desígnio de melhoria contínua só tem um destinatário: aquele que precisa de cuidados. Desde 1973 é assim. São 49 ANOS A CUIDAR. Parabéns a Todos os que se dedicam!