Turismo País

Procura por carros de aluguer ecológicos em Portugal aumenta 413%

Numa altura em que o preço dos combustíveis atinge valores recorde

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os combustíveis atingem preços recorde e o custo de vida aumenta por todo o lado, mas apesar disso, ainda é possível viajar, e fazê-lo protegendo o ambiente. Dados do motor de pesquisa momondo.pt mostram que os portugueses pesquisam cada vez mais carros ecológicos para alugar: na verdade, as pesquisas por carros de aluguer elétricos ou híbridos aumentaram 413% de 2022 para 2019.

Com os carros ecológicos a um preço de aluguer diário cerca de 31% mais baixo a nível mundial do que o de um veículo convencional (médias de 47 EUR/dia contra 68 EUR/dia), alugar um carro ecológico tem um impacto positivo no ambiente e na carteira.

Este aumento nas pesquisas põe Portugal no Top 5 das nações europeias que mais procuram opções ecológicas de carros para alugar este ano (os viajantes na Suécia lideram o ranking, seguidos pela França, Itália e Noruega).

Para os viajantes que procuram o melhor destino para umas férias na estrada tendo em atenção as alterações climáticas, o Índice road trips de 2022 da momondo pode ser útil. O índice classifica 33 países europeus segundo vários fatores tidos em conta numa road trip, incluindo a sustentabilidade da viagem. Os Países Baixos têm uma densidade extremamente elevada de estações de carregamento de carros elétricos, além de preços competitivos de carregamento e um número de carros relativamente baixo para a sua população.

Os 10 melhores destinos na Europa para uma road trip mais sustentável em 2022
1. Países Baixos
2. Islândia
3. Estónia
4. Noruega
5. Letónia
6. Finlândia
7. Suécia
8. Suíça
9. Portugal
10. Áustria

Portugal encontra-se em nono lugar devido à boa qualidade do ar e um nível de congestionamento médio. Curiosamente, segundo os dados da momondo, Portugal está também entre os países em que os turistas de todo o mundo mais procuraram carros de aluguer "amigos do ambiente" em 2022.