Madeira

Ricardo Nascimento acredita que deveriam existir mais apoios para investir na causa animal

None
Foto DR

A V Campanha Veterinária realizada pela Câmara Municipal da Ribeira Brava terminou hoje, 6 de Agosto. No total foram atendidos 512 animais,

A iniciativa que arrancou a 30 de Julho, nas freguesias da Serra de Água e da Ribeira Brava termina com a passagem da equipa veterinária pela Tabua e o Campanário.

342 cães e 170 gatos foram atendidos nestes oito dias pelos veterinários que realizaram a vacinação e desparasitação, bem como a identificação electrónica, licenciamento e registo. 

O autarca Ricardo Nascimento demostrou preocupação com a causa animal e a prova disto é a aposta em campanhas veterinárias anuais para ajudar as famílias da Ribeira Brava a suportar alguns custos com os seus animais de companhia: "É uma ajuda que estamos a dar à população do concelho e, ao mesmo tempo, melhoramos o bem-estar dos cães e gatos, contribuindo desta forma para a nossa saúde pública" disse o autarca, realçando igualmente o papel das juntas de freguesia nesta campanha ao isentarem o valor do registo dos animais.

Contudo, o autarca afirma que ainda poderia ser feito mais se os municípios da Região pudessem aceder à linha de apoio nacional destinada à causa animal, que consta no Orçamento da República e que é canalizada apenas para as câmara do continente.

Nascimento considera que esta é uma "discriminação" que não "compreende nem aceita, já que as verbas dariam para realizar mais campanhas e construir um canil ou Centro de Recolha Oficial na Ribeira Brava", refere o comunicado enviado pela autarquia.

"Acho que as medidas que se criaram no país relativamente à causa animal deveriam estar disponíveis para todos e não só para alguns”, frisa o autarca, defendendo “um aumento dos apoios aos municípios para poderem investir nesta causa".

Ainda assim, a autarquia pretende continuar a realizar campanhas de vacinação e de sensibilização animal, mesmo com o orçamento limitado. Aprovou ainda, recentemente, um regulamento de apoio às famílias que adoptem animais abandonados à guarda do município da Ribeira Brava.