Coronavírus Madeira

Pedro Ramos aponta 4.ª dose como um 'escudo' para o próximo Inverno

None
Foto: Miguel Lira/SRS

Numa altura em que já foram vacinadas com quarta dose (segunda de reforço) mais de duas mil pessoas na Madeira, maioritariamente cidadãos com mais de 80 anos, transplantados e dialisados, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil voltou a fazer um apelo aos madeirenses para de vacinarem referindo que "gostaria que as pessoas não desprezassem a covid, mesmo aqueles que já têm as três doses". 

No entender do governante, "só se aceita que não se faça a quarta dose se eventualmente ficarmos positivos", circunstâncias em que é necessário esperar o tempo adequado para poder ser vacinado. Pedro Ramos apelou a que os maiores de 18 anos se vacinassem e desta forma ganhassem protecção adicional para o próximo Inverno. 

A vacinação deve ser feita para que nos possamos preparar o melhor possível para o próximo Inverno, que será uma incógnita. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

No seguimento, lembrou que nos últimos dois Invernos, devido ao uso da máscara, a população tinha uma protecção extra, o que já não deverá acontecer este ano. Por esse motivo, o secretário regional entende o próximo Inverno como um "grande teste à população mundial pós-covid".  

Neste momento, as vacinas contra a covid-19 são administradas nos centros de saúde concelhios (com excepção de Santa Cruz, onde a vacinação decorre no Centro de Saúde do Caniço), nos horários previamente estipulados, não sendo necessário agendamento prévio.

Confira aqui o calendário da vacinação covid-19 para este mês de Agosto: