5 Sentidos

'Maratonas fotográficas FNAC' regressaram à Madeira

O 'Roteiro da Madeira' acontece dia 8 de Outubro

None

Com 17 anos de existência, as 'Maratonas Fotográficas FNAC' reúnem dezenas de participantes espalhados pelas cidades do país. O 'Roteiro da Madeira' acontece dia 8 de Outubro, no Funchal, tendo como pano de fundo a freguesia do Monte. 

Será com a inspiração do estúdio fotográfico oitocentistas, Museu de Fotografia da Madeira -Atelier Vicente's, que os maratonistas partem, às 9 horas, para uma experiência única com o objectivo de explorar as vistas, paisagens e segredos do Monte. O restante trajecto será revelado apenas no próprio dia e promete ter muitas surpresas. 

As 'Maratonas Fotográficas FNAC' têm como principal objectivo a promoção do convívio entre os entusiastas da fotografia e a partilha de experiências.

Esta iniciativa pretende desafiar ainda mais os participantes, pois nesta edição, os temas para cada fotografia serão citações de livros, filmes e músicas relacionados com cada região, de forma a homenagear os diferentes locais e a obra dos seus artistas. Durante a viagem, cada um fotografa de acordo com a sua interpretação das frases.

Os interessados podem contactar a organização através do e-mail [email protected] ou através do telefone 291 710 150.

Para se inscrever deverá deslocar-se até a loja, contudo existe um limite de 45 inscrições em cada roteiro.

Cada inscrição tem o custo de 45 euros, e caso seja aderente do cartão FNAC a quantia passa a 40 euros. Neste valor está incluído o transporte ao longo do percurso (a partir do ponto de encontro), todas as visitas e actividades culturais incluídas no programa, uma refeição ligeira e ainda um jantar.

Os candidatos deverão entregar no final da prova uma selecção de cinco fotografias, correspondentes aos cincos subtemas partilhados durante a maratona.

A avaliação das participações ficará a cargo de júris compostos por dois representantes da FNAC e por um fotojornalista de cada região, seguindo os critérios de qualidade técnica, criactividade e consistência do conjunto das fotografias enviadas.

Em Outubro serão divulgados os vencedores de cada Maratona e entregues os respectivos prémios.

Para os vencedores, o prémio é composto por um portátil HP Envy X360, uma bicicleta eléctrica Beeq B400 oferecida pela Gold Energy, um kit CANON híbrida EOS R10 e uma câmara SONY ZV-1.  A 1.ª menção honrosa recebe um Cartão Oferta FNAC no valor de 150€ e para a 2.ª menção honrosa está reservado um Cartão Oferta FNAC no valor de 100€.

Para além dos prémios, os vencedores podem ainda ver as suas fotografias expostas nas galerias fotográficas FNAC.

As 'Maratonas' também acontecem em outras regiões do país, tome nota das datas e locais de cada roteiro:

  • 17 Setembro | Maratona do Norte – Roteiro do Minho e Roteiro do Porto
  • 24 Setembro | Maratona do Centro – Roteiro Aveiro/Viseu e Roteiro Coimbra/Leiria
  • 1 Outubro | Maratona de Lisboa – Roteiro de Lisboa e Roteiro de Cascais
  • 8 Outubro | Maratona do Sul e Madeira – Roteiro do Sul do Tejo, Roteiro do Algarve e Roteiro da Madeira.